terça-feira, 15 de abril de 2008

Imagens de Mértola. Terra linda de morrer....


2 comentários:

Ana Camarra disse...

Os "mouros" não eram tontos, não existe povoação de origem ou com influência "moura" em toda a Peninsula Ibérica que não seja fantástica, como por exemplo Lisboa, Alcacer do Sal e Silves. Todas elas tem um encanto especial, o mesmo encanto que por exemplo também vimos no Egipto.
Os Arabes tem particularidades engraçadas, independentemento do seu país (Marrocos, Argélia, Egipto, Arabia, etc)todos falam ARABE. Sabia que em arabe azeitona e azeite são zeitona e zeite?
De facto Portugal é um cadinho onde se fez uma mistura especial: os fenicios, os gregos, os celtas, os romanos, os godos, os arabes, os judeuis e depois toda a mistura que fizemos em Africa, Asia e America, deram-nos particularidades unicas.
Como já percebi que gosta de ler, tal como eu, aconselho, se ainda não leu: "A Voz dos Deuses-Memórias de um Companheiro de armas de Viriato", um livro fabuloso que relata com algum rigor os usos e costumes nesta zona durante o auge da romanização e também "O ùltimo cabalista de Lisboa", este relata não só a expulsão dos judeus mas acima de tudo o seu modo de vida e a convivencia pacifica existente entre mouros, judeus e cristãos até ao aparecimento da Santa Inquisição.

Carla disse...

gosto do teu olhar atento que nos proporciona belas imagens