quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Cristo da nova igreja de Fátima - autoria Catherine Green

No blogue da Laurinda Alves, hoje, ela revela a emoção negativa que sentiu ao visitar com a mãe o interior da nova igreja de Fátima. Ao olhar para o Cristo que está suspenso junto ao altar ela descreve-o desta maneira «Lá dentro o Cristo na cruz, suspenso sobre o centro do altar. Tudo como seria de esperar se este Cristo não fosse uma figura estranha, desproporcionada e quase assustadora. A minha mãe já O tinha visto mas eu não. Ao meu lado e em tom reverente, dadas as circunstâncias, disse em voz baixa mas altamente indignada: Já viste? É muito feio e tem cara de facínora. Mete medo. Este não é o Cristo que eu conheço!
Não pude conter um ataque de riso em plena igreja a olhar para a 'cara de facínora' daquele Cristo. É medonho, sim e também eu não reconheço este Cristo. Quem será o autor?»
Mais uma vez eu discordo de Laurinda Alves, a escultura da autoria de uma irlandesa, mostra um Cristo com os traços característicos do local onde nasceu. Lourinho e de olhos azuis só em imagens do tempo da «outra senhora».
E já agora o que é ter cara de facínora?

2 comentários:

Anónimo disse...

Querida Anad: gostei muito deste post.
Sobre o tema em causa não me posso pronunciar porque não o conheço. Mas tomei nota da forma peremptória, e no entanto digna, sem agressividade, como defendes o teu ponto de vista. Mesmo contra a opinião de alguém que, ao que julgo, aprecias particularmente.
A esse cristo com cara de criminoso ou a outro ente qualquer, sei lá, agradeço o facto de haver gente boa, generosa, honesta que não julga antes de conhecer todos os factos e não apenas o que ouve a dizer a terceiros.
Obrigada por ti.
beijo terno
Dri

Anónimo disse...

Anad volto aqui porque me apercebi de que fizes o serviço completo.Isto é: colocaste a imagem/tema deste post para nos ajudar a julgar.
Quero dizer que quem espera uma imagem bonitinha, como tu própria referes, ficará desiludido. Mas isso é arte senhoras! Se querem uma linda carinha masculina vão ao cinema ver o senhor Brad Pitt.Aí, ao que sei,que eu nem sou crente,vai-se para orar,meditar,procurar paz interior e ajuda.
Ora bolas.Muito bom post.
Beijo carinhoso.
Dri