Um blogue intimista mas ao mesmo tempo aberto para os outros. Um blogue de reflexão sobre o mundo que me rodeia. Falar sobre este país e estas pessoas, falar de museus, bibliotecas, cinema, literatura, dança, teatro, política e sociedade. Enfim um blogue que desejo vivido.
domingo, 31 de janeiro de 2010
Voltei hoje depois de 15 horas de viagem.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
E tanto disseram mal da exposição Hermitage que recorreu a mecenas, pagou-se a si própria e deu lucro.
AGUARDEM UM ANO E VEJAM O QUE VAI ACONTECER A ESTAS PROMESSAS E DEMISSÕES RELÂMPAGO.
É grave que se mudem as direcções com tanta frequência"
Hoje
Afinal, como é que se processou a sua saída do cargo de director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)?Como se sabe, esse cargo é o único na rede de museus que é equiparado ao de subdirector geral, o que implica que quando muda um Governo o lugar fica automaticamente à disposição da nova tutela. E a ministra da Cultura [Gabriela Canavilhas] resolveu prescindir dos meus serviços.
E que razões lhe apontou?
Disse-me só que pretendia um perfil diferente do meu. Que pretendia um gestor com experiência museológica. Aliás, já foi nomeado o professor António Pimentel, que vinha sendo director do Museu Grão Vasco.
Sentiu-se traído por esta decisão?
Sinto-me, principalmente, de consciência tranquila pelo trabalho que deixo feito no MNAA. Sabe, eu tenho uma perspectiva estrutural e o Museu de Arte Antiga é o primeiro museu do País, é uma espécie de Torre do Tombo do património museológico português. E também por isso é grave que se mudem as direcções do museu com tanta frequência.
Só soube que seria dispensado terça-feira?
Na segunda-feira foi-me solicitado que me dirigisse no dia seguinte [terça-feira] ao ministério. E fui recebido pela ministra, que foi a única pessoa a informar-me que não continuaria no cargo. Nem nenhum dirigente do Instituto de Museus e Conservação [liderado por João Carlos Brigola], nem o secretário de Estado [Elísio Summavielle] me disseram nada sobre este cenário. Foi a ministra quem mo comunicou. Eu ainda lhe perguntei o nome do meu substituto, mas a ministra recusou-se a revelar-mo.
Esperava ficar no cargo, depreende-se?
A continuação no cargo não é a questão principal, é o modo como as coisas foram feitas. As questões de cortesia profissional não são do conhecimento do Ministério da Cultura.
Chamá-lo num dia para o dispensar e apresentar um substituto no seguinte pressupõe tempo.
É uma estratégia muito seguida pela ministra, que gosta de chamar a si os dossiers e de dar algum espectáculo com as suas decisões. Acho que faz parte do temperamento e da personalidade dela, que gosta muito de actuar assim.
Conhece outros exemplos?
Conheço, mas não serei eu a falar deles, obviamente.
E que vai agora fazer?
Eu sou funcionário do Museu do Azulejo [do qual foi director uma década, até entrar em comissão de serviço no MNAA em 2007]. Não vou ficar desempregado, vou continuar a trabalhar.
Notícia retirada do DN ARTES
Ministra anuncia nova gestão nos museus
por ALEXANDRE ELIAS
Hoje
Será criada uma rede integrada de equipamentos culturais no eixo Ajuda/Belém.
Foi apresentado ontem no Museu Nacional de Arte Popular, ainda em processo de obras de melhoramento, o novo Plano Estratégico para os Museus Nacionais, intitulado "Museus Para o Século XXI". A conferência de imprensa foi conduzida pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, pelo secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, e por João Brigola, director do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC).
O novo Plano Estratégico tem como objectivo principal a dinamização dos museus nacionais enquanto produtores de cultura e agentes turísticos, tendo em vista a redução da carga admnistrativa e burocrática que recai sobre o IMC.
Entre as medidas que compõem o plano inclui-se o reenquadramento do sistema de gestão dos 28 museus sob a alçada do IMC, que estudará a possibilidade de alienar a tutela de alguns museus locais e regionais para a admnistração pública,segundo um critério rigoroso de avaliação e conservação do património. Este plano estratégico contemplará ainda a criação de uma rede integrada de equipamentos culturais na área de Lisboa, principalmente no eixo Ajuda/Belém.
O Ministério da Cultura, tentará, em concerto com o IMC, honrar compromissos herdados de governos anteriores e concluir os esforços de restauro que estão a ser levados a cabo em museus como o Machado de Castro (Coimbra), em processo de conclusão de obras de melhoramento.
A nova proposta para os museus nacionais apostará também em novos modelos de gestão para os museus e palácios do IMC, tendo em vista a obtenção de soluções para as dificuldades financeiras que muitas destas instituições museológicas atravessam, agravadas pelo minguar do orçamento de estado para a cultura em anos recentes.
O Museu Nacional de Arte Antiga será exemplo principal da inovação de modelos de gestão a adoptar pelo IMC, estando projectada a adopção de um modelo de "gestão bicéfala", a implementar após devido esforço legislativo para adaptar a lei orgânica da gestão das instituições públicas às necessidades do modelo. O MNAA será o barómetro da viabilidade deste modelo de gestão, que será depois estendido a outros museus nacionais.
Gabriela Canavilhas mostrou-se bastante satisfeita com as novas medidas, que tomam já partido do aumento da fatia do Orçamento de Estado dedicada à cultura e também da melhor "relação interministerial" que facilita a obtenção de financiamentos exteriores, cujo montante exacto será divulgado após a apresentação oficial do Orçamento.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Vou partir para o México na sexta 22 e só volto a 31. Trarei uma grande reportagem, pois vou estar num projecto girissimo.
ENTÃO?
1º colocar uma arquitecta à frente do Museu de Arte Popular em vez de uma antropóloga, pois esta arquitecta tinha ficado sem lugar ao ter saído do Igespar, pois foi dado lugar a outro , um Couceiro que veio de Macau .
2º. despedirem o Director do Museu de Arte Antiga, Paulo Henriques, por falta de perfil para o lugar, sem lhe dizerem nada, ou seja sem o avisarem antes de falar com a ministra. Tão amigos que eles eram no ICOM, que estratégias tão grandes que têm para o futuro, que cabeça baixa que têm de ter com as decisões do poder político, o Elísio Summavielle está muito activo em explicações e não a ministra, não percebo a ministra, ou melhor não percebo nada.
Será que por aqui há Sublimes Príncipes do Real Segredo???
Uma frase por tudo o que se passa no país e na Museologia portuguesa
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Amigas e amigos online, este fim de semana foi em cheio...
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Adormecer com António Machado
Se hace camino al andar
Acordar com Octávio Paz....
Palabras? Sí. Desde el aire
y perdió en el aire.
Permítanme perderse entre las palabras,
déjame ser el aire entre los labios,
una marca Erramundo aliento,
el aroma que pronto se desvanece en el aire.
La propia luz se pierde.
( Octavio Paz )
Ver mais imagens em - www.festasonline.com/images/Azores138.jpg