domingo, 31 de outubro de 2010

A FESTA


De manhã tinha o capítulo da Confraria com novas entronizações, mas não fui, a garganta doía-me e a festa da Francisca que fez quatro anos não seria no jardim que estava encharcado. Recebi em casa perto de quinze crianças com os seus pais e uma avó. Foi tudo na sala e o que vale é que a sala e a sala de jantar são grandes, por isso eles andaram entre o rés-do-chão e a cave, desta vez o 1º andar ficou sossegado. Fiz alguns toucados de princesas e de reis, houve pinturas de rosto e unhas com materiais próprios, corridas, gritos de alegria e gargalhadas, jogos, representações, desenhos, pinturas e não sei mais o quê. O lanche também estava simpático porque apesar do trabalho a minha filha mais velha e a Bymbi ajudaram. A mãe da princesa trouxe também muita coisa e um bolo lindo feito por umas ex-alunas das Belas-Artes que são sempre maravilhosos. Este ano o tema era as bailarinas.
Correu tudo tão bem, tão bem, que eu até fiquei admirada. Nada se partiu, nada se estragou. Foi uma festa maravilhosa e como a minha neta aniversariante está crescida.
Não coloco aqui todas as fotos porque a minha máquina ficou sem bateria e as imagens ficaram desfocadas. Só se salvou esta e como a minha filha me vai dar a reportagem completa, aguardem.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Acordar com más notícias: PS e PSD não chegaram a um acordo.

«O que separou as duas partes foi surpreendentemente pouco. Entre a proposta final do PSD, que apontava para cortes na receita fiscal e contributiva próximos de 0,3 por cento, e a proposta final do Governo, que aceitava cortes de 0,2 por cento, fica apenas 0,1 por cento do PIB».
Penso que estes governantes que juntamente com o PSD foram os culpados da situação em que nos encontramos, pois foram os que governaram a maior parte do tempo desde o 25 de Abril, andam a brincar com os contribuintes. Se vier aí o FMI somos nós que vamos pagar a má gestão, os compadrios, tráfico de influências, fuga ao fisco, despesismo e corrupção que se instalaram em alguns sectores da nossa sociedade.
Será que eles querem mesmo o acordo?

sábado, 23 de outubro de 2010

Acordar com Sofia de Mello Breyner


Poesia

Se todo o ser ao vento abandonamos

E sem medo nem dó nos destruímos,

Se morremos em tudo o que sentimos

E podemos cantar, é porque estamos

Nus em sangue, embalando a própria dor

Em frente às madrugadas do amor.

Quando a manhã brilhar refloriremos

E a alma possuirá esse esplendor

Prometido nas formas que perdemos.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Acordar e meditar...

«Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente». Dalai Lama

"Ninguém evolui em linha recta. Tudo cresce e progride com avanços e recuos. A linha recta é uma abstracção, só existe na nossa cabeça" Padre Alberto de Brito

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Aqui estão as provas do repasto. Quem bem que se está no campo.... neste caso mais na praia.




O almoço já aconteceu e foi muitíssimo bom. E não é que um casal de amigos queridos me ofereceram uma Bimby por saberem que eu tinha dado a minha a um dos meus filhos. Como agradecimento vou cuidar deles até morrer, visitando-os todas as semanas um bocado. Tive prendas maravilhosas. Uma delas vou colocar aqui, gosto tanto deste tipo de ofertas. São criativas e do coração. Que dia bem passado com pessoas tão queridas.

«A nossa Prof. Ana,

Da simpatia soberana,

Faz anos.

Cantemos-lhe um hossana!

Gentil como uma corça

E de alma com força:

Ela é amiga,

Ela é sincera,

Ela é divertida,

Ela é generosa,

Ela é dinamizadora,

Ela é simples,

Ela é impetuosa,

Ela é dinâmica,

Ela é sabedora,

Ela é criativa,

Ela é a NOSSA Prof. Ana!

Luta contra a grama

E é um anagrama.

Vai entrar em contemplação,

A fazer meditação.

É transcendental!

Do Carcavelos confrade,

Mas não bebe como o frade!

Com os nossos muitos PARABÉNS

E votos de chegar aos cem. »

Hoje tenho amigas e um amigo cá em casa a almoçar. Os almoços e jantares sem ser com a família acabaram por este ano cá em casa.

Estamos no meio de uma Europa em luta. A classe média seja baixa ou alta está a desaparecer de Portugal. Não entendo como isto acontece sem haver medidas contra a corrupção, ao despesismo público, aos ordenados dos gestores públicos, aos ganhos dos banqueiros, às diferenças escandalosas de classes sociais no nosso país. Estamos num tempo de contenção a todos os níveis.
Os almoços e jantares em minha casa com grande pena minha vão acabar por este ano e talvez para o outro, vamos voltar aos piqueniques e aos almoços em que todos colaboram. Raramente irei a restaurantes. Comprarei a roupa no mínimo e vou fazer a comida sempre em casa e aproveitar tudo e reciclar. Temos que poupar pelo menos nas nossas casas. Os tempos são de pessimismo. Brevemente trarei aqui receitas para a crise. Baratas, saborosas e fáceis de fazer, ou seja gastando pouco gás. Vou usar muito a lareira e pouca electricidade. Já tenho a taxa mínima no gasto da electricidade, lavando roupa e loiça a partir das 22horas. Lâmpadas só uso as amigas do ambiente. Separo o lixo. Lavo a loiça com uma bola ecológica e a roupa também, não uso detergente na loiça e só 20% de detergente juntamente com a bola na roupa. Uso sabão de Marselha para lavar a roupa de mão e a loiça que se lava à mão. Só uso telefone fixo para os fixos e tenho uma assinatura especial no telemóvel. A minha empregada de há muitos anos colabora comigo. E assim tem de ser porque senão não conseguirei com os cortes que vêm aí manter-lhe o emprego. Coragem e haja esperança.

domingo, 17 de outubro de 2010

Hoje houve festa e pratos feitos por nós em família.









Hoje houve festa e pratos feitos por nós em família. A minha neta fez-me o bolo de aniversário com a mãe dela. Estava muito satisfeita- Eu fiz-lhe uma surpresa, como ela faz muitas bonecas, eu fiz uma das bonecas dela em malha. Foi uma agitação no jardim. Estão crescidos os meus netos e agora o que eu necessito é de me concentrar nos meus projectos.

Depois de um dia inteiro a fazer pratos mais pratos, vou tomar um banho e ouvir

sábado, 16 de outubro de 2010

Acordar e começar a fazer iguarias para a família. Amanhã conto.

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Adormecer com Fernando Pessoa/Maria Bethania: Sou eu mesmo o trocado/O Quereres

Amigas e amigos on-line. Hoje é um dia especial para mim.

Amigas e amigos on-line, hoje é um dia especial para mim. Cheguei à idade maior, sim porque a maior idade já a passei há muito tempo. Faço 65 anos e tenho imensas regalias. 50% de descontos nos transportes, entrada no cinemas, museus e sei lá o quê mais e ainda por cima se me doerem os joelhos uma fila especial no Pingo Doce. Que bom ser sénior nestes tempos de medidas de austeridade. Oh Sócrates e outros governantes de há quinze anos para cá, porque é que Deus vos fez tão perfeitinhos?
Vivo num país que tem abundância, não tem dívida externa, os políticos, assessores e administradores das empresas públicas e privadas têm ordenaditos jeitosos, mas nada por aí além, os reformados não sabem o que fazer a tanto dinheiro da aposentação, hospitais maravilhosos, sem espera, até nos vão buscar à porta, escolas com igualdade de oportunidades.
Que bom saber que daqui a vinte anos se tiver viva, sou uma reformada que jogará certamente na bolsa, ou acenderá o fogão a gás com uma nota de 500 Euros.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Hoje assisti a uma conferência do Arquitecto Paisagista Ilídio Araújo, na Faculdade de Agronomia que adorei. Igual só esta peça de Schubert.

Acordar com boas notícias: Quando o homem quer tudo se consegue, principalmente se se trabalhar em equipa.


«Nas primeiras seis horas de resgate saíram do fundo da mina Florencio Ávalos, Mario Sepúlveda, Juan Illanes, Carlos Mamani, o único boliviano do grupo, Jimmy Sánchez - o mais novo, de 19 anos - e Osman Araya. A cada 50 minutos há euforia e aplausos. Foram transportados para o hospital de Copiapó e "estão bem", segundo o ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich. Para o Presidente Sebastiá Piñera "nem os mineiros nem o Chile serão os mesmos".»

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Adormecer com um pensamento de Dalai Lama que é tão difícil de concretizar

Pouco importa o julgamento dos outros.Os seres são tão contraditórios que é impossivel atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro...




Acordar com notícias tristes

Liu Xia, a mulher do dissidente chinês galardoado com o Nobel da Paz na passada sexta-feira, está em prisão domiciliária em Pequim e foi proibida de falar com amigos e com os media.

sábado, 9 de outubro de 2010

Uma voz da minha juventude que morreu tão precocemente. John Lennon - stand by me

PRÉMIOS NOBEL 2010Liu Xiaobo é Prémio Nobel da Paz « Prémios Nobel 2010 « Dossiês « Dossiês « Página Inicial |

Liu Xiaobo é Prémio Nobel da Paz

«Chinês Liu Xiaobo ganhou o Prémio Nobel da Paz em 2010. Dissidente do regime de Pequim tem 54 anos e está preso pela terceira vez.

10:05 Sexta feira, 8 de Outubro de 2010
Mulher de Liu Xiaobo exibe foto do marido e dissidente chinês, que está preso há dois anos acusado de atividades subversivas
Mulher de Liu Xiaobo exibe foto do marido e dissidente chinês, que está preso há dois anos acusado de atividades subversivas
Petar Kujundzic/Reuters
Liu Xiaobo numa foto de arquivo de 2008
Liu Xiaobo numa foto de arquivo de 2008
Kyodo News/AP

O Prémio Nobel da Paz de 2010 foi hoje atribuído a Liu Xiaobo, anunciou hoje o Comité Nobel Norueguês.

"Liu Xiaobo foi distinguido pela sua luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais da China", justificou o comité, que é composto por cinco pessoas escolhidas pelo Parlamento norueguês.

O dissidente chinês está preso há quase dois anos, pela terceira vez, por atividades consideradas subversivas.

Condenado a 11 anos de prisão


Antigo professor universitário e crítico literário, Liu Xiaobo, de 54 anos, foi condenado em dezembro passado por um tribunal de Pequim a 11 anos de prisão, acusado de tentar "subverter o Governo".

Liu Xiaobo foi detido pela última vez em dezembro de 2008, depois de ter promovido um abaixo-assinado a favor da introdução de reformas políticas na China, nomeadamente o fim do regime de partido único, a independência do poder judicial e a liberdade de associação.

Foi a sua terceira detenção desde a sangrenta repressão do movimento pró-democracia da Praça Tiananmen, em junho de 1989.

Subscritor da "Carta 08"


O manifesto, subscrito entretanto por mais de dez mil pessoas,

chama-se "Carta 08",

uma alusão à famosa Carta 77 lançada

por Vaclav Havel na antiga Checoslováquia socialista.

"Devemos tornar universal a liberdade

de expressão e de imprensa,

garantindo que os cidadãos possam ser informados

e exercer os seus direitos de supervisão política (...)

Devemos acabar com a prática de

encarar as palavras como crimes"

, proclama a "Carta 08". »

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Adormecer com....

Perguntas-me o que deves fazer com a pedra que
te puseram em cima da cabeça?
Não penses no que fazer com. Cuida no que fazer da.

É provável que te sintas logo muito melhor.
...
Sai, então, de baixo da pedra.

Alexandre O'Neill

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Adormecer com ...






Um Dia de Chuva

Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
Ambos existem; cada um como é.

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"

É justíssima a atribuição deste prémio Nobel de Literatura


«Nélson de Matos, editor durante vários anos de Vargas Llosa em Portugal durante os seus anos na Dom Quixote, recebeu a notícia da distinção do escritor peruano com muita satisfação. “É um prémio merecidíssimo e que de facto tardava a ser atribuído.” O editor, agora responsável pelas Edições Nelson de Matos, reconhece que a lista dos candidatos a Nobel contemplava “outros autores, igualmente importantes”, mas destaca, por duas razões, a justiça da atribuição do prémio a Mário Vargas Llosa: “Por estar em atraso por parte da Academia, e por ser um grande escritor, com uma obra muito extensa e diversa, riquíssima sob todos os pontos de vista”. Da obra de Vargas Llosa, Nélson de Matos destaca “Conversa n’a Catedral”, “A Guerra do Fim do Mundo” e “A Tia Julia e o Escrevedor”. “São os seus livros mais conhecidos e mais importantes”, aponta. “Falam-nos quer da sua juventude, quer da sua vida de adulto no Peru onde nasceu, um país cheio de diversidades que aparecem bem relatadas nas suas histórias e de que a sua escrita, muito trabalhada, nos dá conta”.»

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ontem abriu as suas portas a nova igreja de Santa Faustina em Alfragide










Ontem fui ver a nova igreja de Alfragide, que é uma igreja pequena e harmoniosa. Os azulejos que cobrem todo o altar com a figura de Cristo é da autoria de um amigo o Andreas Stoklein, um grande ceramista alemão há imenso tempo radicado em Portugal. É o mesmo que fez os azulejos da estação de Campolide. Estas imagens foram-me enviadas por outro amigo que fazia parte do grupo que foi comigo assistir à inauguração. As cores estão muito apagadas na imagem porque ao natural são lindas.
«Maria Faustina Kowalska, ou, simplesmente, Santa Faustina (Łódź, 25 de Agosto de 1905Cracóvia, 5 de Outubro de 1938) foi uma freira e mística polaca. Atualmente é venerada como Santa pela Igreja Católica.

Conhecida pelos católicos como "apóstola da Divina Misericórdia", é considerada pelos teólogos como fazendo parte de um grupo de notáveis místicos da Igreja Católica. Entrou para a vida religiosa em 1924 na congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia.

Um dos seus confessores, Padre Sopocko, exigiu de Santa Faustina que ela escrevesse as suas vivências em um diário espiritual. Este diário compõe-se de alguns cadernos. Desta forma, não por vontade própria, mas por exigência de seu confessor, ela deixou a descrição das suas vivências místicas, que ocupa algumas centenas de páginas. Faleceu em 5 de Outubro de 1938 A sua canonização aconteceu em 30 de Abril de 2000, pelas mãos do Papa João Paulo II de quem também conseguiu a instituição da Festa da Divina Misericórdia»

domingo, 3 de outubro de 2010

Queridas amigas e amigos do Azul ao longe, fui ao Algarve...














Queridas amigas e queridos amigos do Azul ao Longe, fui três dias ao Algarve no âmbito do VI Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, fui no grupo da Confraria do Vinho de Carcavelos. Foram entronizados como confrades da Confraria dos Gastrónomos do Algarve o dono da SIC, Pinto Balsemão, a Filipa Vacondeus e muitos outros. Estavam representantes da França, da Espanha, da Bélgica, da Itália e de Portugal. Eu fui com a minha querida amiga Licete que vai ser entronizada no próximo dia 30 de Outubro e bem merece por tudo o que tem feito pela divulgação do Vinha de Carcavelos. Estava também lá a simpática representação de Oeiras. Ao todo estavam 600 pessoas das várias confrarias. Foi tudo muito divertido e barulhento. Viva o vinho de Carcavelos. A pedido de várias famílias aqui me apresento com o meu fatinho de festa da confraria e digam lá opiniões. Umas foram tiradas ao pé do lindo rio Gilão em Tavira, onde decorreu a cerimónia e outras foram tiradas com a Licete em Pedras de El-Rei onde ficámos a dormir.