sábado, 30 de julho de 2011

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Na despedida da partida para férias tive umas amigas e amigo cá em casa.... e agora até 16 de Agosto.






Hoje os amigos vierem-se despedir antes de eu partir amanhã para férias. Foi fantástico, trouxeram-me presentes, bolos e deram-me roupa fresca para a Índia, roupa que era delas, Fantástico, ganhei o dia.

"Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, assim dizia Lavoisier.

Estou mais rica com estas doações.

Memórias de Juventude: Soeur Sourire - Dominique lyrics

Pensar como Fernando Pessoa...

Aqui onde se espera
Isso que outrora era,
Aqui onde, dormindo,
Se sente a noite vindo,
E nada importaria
Que fosse antes o dia,
Aqui, aqui estarei
Como no exílio um rei,
Gozando da ventura
De não ter a amargura
De reinar, mas guardando
O nome venerando...
Que mais quer quem descansa
Da dor e da esperança,
Que ter a negação
De todo o coração?

Fernando Pessoa

Amanhã vou começar as minhas férias e hoje tenho uma amiga para almoçar e cinco para lanchar.

Com o objetivo de virem conhecer a casa, convidei estes amigos pois amanhã vou para o Algarve e depois chego a 6 e parto para outras pequenas viagens cá dentro e passar uns dias na quintarola do Ribatejo. Vai ser assim até mais ou menos 20 de Agosto, a deambular por Portugal, a ir ter com amigos que vivem fora de Lisboa, depois vou para a Índia. Encerro com esta viagem um período de excesso de trabalho em demasia.
No futuro passeios farei só os que me interessar. Formação farei a última deste ano no final de Setembro. O 2º. volume dos bombeiros vou fazê-lo com calma, assim como o trabalho do Norte, entretanto outros trabalhos que estão na manga, só pagos é que eu os farei. Atividades culturais e yoga farei com sossego. Necessito de calma e trabalhar psicologicamente as expetativas.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Juventude, memórias de juventude :Maysa - Se Todos Fossem Iguais a Você (3/10)

Lembrei-me hoje da minha juventude: Françoise Hardy - Tous les garcons et les filles - 1962

A quinta do Convento é maravilhosa pertenceu à família da Afonso de Albuquerque.

































Adorei estar na quinta da irmã da Maria João e já tive um convite para passar lá um fim de semana em Setembro. Estou radiante. estas férias vão ser divertidas e variadas com imensos convites de amigos, vou andar num virote até ir para a Índia. é compensador depois de um semestre tão intenso, ainda hoje vou terminar uns textos para o folheto da Comporta. Ainda ontem levei toda a tarde a ler uma tese de um mestrando. estou desejosa que chegue sábado para partir. Amanhã ainda vou a Cascais, almoçar cá em casa com uma amiga, pois ela ainda está a trabalhar e lanchar com outros amigos, com o objetivo de lhes mostrar a casa nova que é velha, 1951.
E agora as fotos do convento e um cheirinho da conferência, a exposição a não perder na igreja do castelo em Abrantes, todas estas fotos foram tiradas no mesmo dia que fui à quinta da Joãozinha. Ela deu-me 2 caixas de vinho branco e tinto. Já tenho vinho para algum jantar que faça cá em casa. E do bom.

Na terça-feira fui à Quinta do Convento com a Maria João. Logo ponho as fotos.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

Ontem fui à consulta do viajante....


Ontem eu e o meu marido fomos ao hospital de Santa Maria à consulta do viajante, achei o hospital mudado com grandes obras, cafetarias, gabinetes limpos, médicos simpáticos. A médica que nos atendeu considerou que a partir da nossa idade e das viagens que temos realizado já estamos mais que imunizados às doenças da Índia, por isso vamos levar muitos repelentes de insetos, não vamos comer frutas, legumes frescos, nem beber água da torneira. Lavar os dentes com água engarrafada e tomar isso sim todos os dias o Malarone, medicamento contra a malária e ir prevenida com Ultra Levur, Imódio, paracetamol e um antibiótico se tiver febre. O resto é usufruir da viagem.
Tomámos o autocarro 735 e atravessámos a cidade, descendo perto da Casa dos Bicos onde fomos ver a azinheira trazida da Azinhaga, terra onde nasceu o José Saramago e por baixo dela estão as cinzas do escritor. Duas placas assinalam o fato, uma com o nome dele e a data de nascimento e morte e outra com uma frase dos seus livros: «mas não subiu para as estrelas se à terra pertencia» Gostei. No dia anterior tinha visto uma entrevista com a Pilar del Rio e gostei muito desta mulher, vibrante, calorosa e com enorme vontade de divulgar a obra de Saramago através da fundação da qual ela é presidenta, e custeada com o dinheiro proveniente das vendas dos livros de Saramago pelo mundo, a fundação como todos sabem está instalada na Casa dos Bicos.
Em seguida fomos receber mais alunos na faculdade que estão a realizar mestrados e doutoramentos e a sair fomos tomar um gelado ali no Chiado, depois metro e fomos para casa. Hoje vou ao cabeleireiro e depois uma amiga nossa vem buscar-nos para irmos à quinta da irmã no Oeste onde se fabrica um vinho fantástico «Quinta do Convento», branco e tinto, depois vamos assistir numa outra terra a uma sessão dos rotários com jantar e tudo porque o meu marido vai fazer uma conferência. Vai ser um pouco cansativo mas às vezes estas coisas têm de se fazer e a nossa amiga vai connosco.
mandaram-me um e-mail, tanto os designers como o responsável do projeto da Comporta a dizer que adoraram o livro. Estou contente. Muito bom.

domingo, 24 de julho de 2011

CAMANÉ "Sei de um Rio"

Passar a tarde a ler jornais, a ver notícias e a ouvir música.

Meditar um pouco...

As últimas notícias têm sido perturbadoras. Todas as que têm vindo do mundo. O mundo está doente e necessita de tratamento urgente. A morte precoce de Amy Winehouse aos 27 anos por excessos possíveis de droga e álcool é uma perda para o panorama musical pois tinha uma voz linda e um talento notável. Quando eu era jovem morreram da mesma forma em Julho de 1971, Jim Morrison igualmente com 27 anos de idade, em Outubro de 1970, Janis Joplin também com 27 anos, Jimi Hendrix em Setembro de 1970 com 27 anos morreu talvez com excesso de comprimidos e mais recentemente Kurt Cobain também com 27 anos em 1994 comete suicídio. Este nº. 27 para todos estes promissores cantores e compositores da música pop quase parece um destino traçado, até arrepiante.
Outro jovem com 32 anos na Noruega mata 92 pessoas ou mais dizendo que «tinha de ser feito», matou jovens inocentes por causa de extremismo de direita, num país pacífico como a Noruega. É deveras assustador.
Em Abril passado em Brasília três adolescentes tramaram a morte de outro via internet por questões passionais. Eram oriundos de famílias abastadas.
Jovens suicidas que à conta do fanatismo religioso se tornam mártires e aniquilam inocentes que estão na rua ou em férias. O mundo está realmente doente, mas o que é grave é que os psicopatas são geralmente pacatos e não levantam suspeita. Jovens que entram em escolas e matam colegas, etc., etc. O que é que se pode fazer, o que é que nós podemos fazer? As escolas têm que estar alertadas para estas ondas de violência dando mais atenção aos alunos que a praticam de modo a desenvolverem programas de prevenção. A prevenção devia ser uma das prioridades da educação e não falo só em Portugal mas no mundo inteiro.
Hoje estou muito perturbada com as recentes notícias.

Refletir sobre o que cada um faz da sua vida Amy Winehouse You Know I'm No Good R.I.P Video de Homenagem

Acordar com - Mahler symphony no.5 (IV) - Adagietto. Sehr Langsam (1 of 2)

sábado, 23 de julho de 2011

Adormecer com notícias tristes o que não é bom...

Amy winehouse morreu aos 27 anos. Tinha uma voz promissora e uma vida de excessos.
O 1º atentado na Noruega com a morte de 92 pessoas.
Que mundo, que vida esta.

Já planeei as minhas férias.

Vou para o Algarve de 30 de Julho a 6 de Agosto. De 6 de Agosto a 18 de Agosto estadia no Ribatejo na quintarola que lá temos, durante essa estadia iremos a Salir do Porto visitar amigos durante um fim de semana e a Alcobaça um dia também visitar uma amiga e de 19 a 21 iremos para a quinta dos meus cunhados no Oeste.Voltaremos a 21 para prepararmos a grande viagem e a 28 de Agosto partiremos para a Índia e regressaremos a 18 de Setembro.
Necessito fazer outras coisas, porque descansar é fazer também atividades diferentes. Tenho que começar a partir da segunda quinzena de Setembro a trabalhar no livro dos bombeiros e a preparar a ação de formação no Alentejo e o projeto do Norte. Claro que não posso esquecer as orientações das teses de mestrado.
Ah é verdade já enviei o livrinho pedagógico, vamos ver a reação.

Há dias dificeis....

De que são feitos os dias?
- De pequenos desejos,
vagarosas saudades,
silenciosas lembranças.

Entre mágoas sombrias,
momentâneos lampejos:
vagas felicidades,
inatuais esperanças.

De loucuras, de crimes,
de pecados, de glórias
- do medo que encadeia
todas essas mudanças.

Dentro deles vivemos,
dentro deles choramos,
em duros desenlaces
e em sinistras alianças...


Cecília Meireles

Acordar com Liszt, Hungarian Rhapsody No.2 Orchestra

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Terminei o livro pedagógico...

Hoje da parte da manhã terminei o livro pedagógico e já o enviei, aguardemos agora a sua publicação. Hoje descansei todo a tarde vendo o filme Mães e Filhas que achei muito interessante. Acabo por ver todos os filmes que me interessam no videoclube. Estas são as minhas técnicas, trabalhar intensamente e escolher dias para descansar também intensamente. Só assim consigo o equilíbrio.

Morreu Lucien Freud





“Eu pinto as pessoas não pelo que elas parecem, não exactamente como elas são, mas como elas deviam ser”, disse o autor das pinturas “Naked Man With The Rat” e “After Cézanne”. Vinculado a uma linguagem figurativa, centrada na representação do corpo humano, pintou familiares e amigos no seu atelier durante décadas. Numa entrevista por ocasião de uma exposição do pintor no Centro Georges Pompidou, em Paris, em 2010, Freud sublinhava a importância da confiança e da intimidade com os modelos e das atmosferas. Uma ideia que atravessou a sua carreira, a atender a uma entrevista datada de 1974: “Trabalho a partir das pessoas que me interessam e com as quais me preocupo, em espaços em que eu vivo e conheço”. “Eu quero que a pintura seja carne. Para mim o quadro é a pessoa”, disse em 2010, acrescentando que, embora apreciasse o orgânico, não lhe chegava reproduzi-lo. A “intensificação do real” foi o caminho que escolheu para pintar o “lado animal” do corpo humano. Em Portugal, "Naked Girl with Egg", uma obra da autoria do pintor britânico, pode ser vista, desde a passada sexta-feira, na Fundação EDP, no Porto, no âmbito da exposição “My Choice”, composta por obras da colecção do British Council seleccionadas por Paula Rego."


quinta-feira, 21 de julho de 2011

2º Simpósio dos Urbansketchers 21 a 23 de Julho


«O Urban Sketchers Portugal é um colectivo de autores portugueses que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem, os sítios por onde viajam, encontram-se para desenhar de vez em quando e respondem a desafios lançados
no blog
.

Dia cansativo...

Hoje lá fui para o centro de saúde, dia cansativo. As empregadas da receção são pouco simpáticas e penso com muito pouca formação. Lá resolvi as coisas e agora falta-me a consulta do viajante no hospital de Santa Maria e vamos lá ver que vacinas vamos levar e que comprimidos vamos tomar. Isto são das tais tarefas que me são detestáveis. Aproveitei e comemos eu e a minha filha no restaurante chinês do Estoril, «O Refúgio», na maestro Lacerda. Gosto muito deste pequeno restaurante tão amistoso, limpo com a dona que é uma simpatia. Muito bom. Estava calor quando vim para casa e dormi um pouco de tarde porque não tenho tido noites muito repousadas. Agora vou comer a minha «bolonhesa» de legumes. Ideal para um jantar de verão.
Acabei o livrinho pedagógico para a Comporta, 1º borrão, mas quero que ele esteja pronto até ao fim do mês.

Acordar com Franz Schubert - Piano Sonata D. 960 part 1-1

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Adormecer com Wolfgang Amadeus Mozart - Piano Concerto No. 21 - Andante

Dia intensíssimo...


Saí por volta das 10h00 e fui ao cabeleireiro, sim porque não se pode tirar uma foto sem estar penteada, bom a do passaporte está horrível e as dos visto vão ficar um bocadinho melhores, vai-se lá saber porquê??? Às 10h30 a Maria veio buscar-nos, a mim e ao meu marido e fomos tirar fotografias tipo passe num estúdio dos anos quarenta, senti-me menina outra vez, sentadinha com a camera fotográfica em cima de mim, antes tínhamos bebido um cafézinho numa esplanada muito conhecida. Em seguida o meu marido seguiu para a sua vida e nós fomos então registar a Windy, a minha cadelinha e pagar a licença, com os tempos de crise nunca se sabe quando é que um polícia me pede a dita e eu tenho que pagar multa por não a ter, assim o caso ficou arrumado, a junta de freguesia a que eu pertenço está um bocadinho decadente, com a biblioteca encerrada e as obras paradas, mas o pessoal muito simpático.
Almoçámos num sítio mais barato que ontem, Mc Donald's, o único menú que eu como lá, salada com bife de perú grelhado e água, única excepção que faço quando em situações de emergência como carne. A salada é abundante e variada, eu não ponho molho e o bife é pequeno.
Seguimos de seguida para a baixa lisboeta e fiz uma incursão nas lojas que me tinham falado das roupas muito baratinhas mas achei-as todas muito feias, os estampados só são bonitos se são caros pois malha de seda e estampados bonitos por poucos euros é difícil encontrar. Resolvi então naquelas lojas antigas tradicionais comprar em saldo camisolas de cor lisa de bom algodão e uma de malha de seda, bastante em conta. Depois uma salada de frutas muito boa numa das confeitarias mais conhecidas enquanto o carro descansava no parque de estacionamento.
Cheias de coragem fomos ainda buscar um dos inquéritos que faltavam à Maria para o mestrado, na Graça e em seguida fomos aos saldos da lingerie, comprei tudo muito barato e de boa qualidade, mas antes passei pelo consultório da Drª. Chen e comprei os medicamentos que me faziam falta, falei com o Zé Freitas e coloquei a hipótese de para o ano alugarmos a casa da mãe dele no Algarve com piscina e camas para 9 pessoas, boa para o meu neto e netas, filhos, filhas, noras e genro. Veremos.
O dia foi intenso, mas sem sombra de dúvida que a ajuda desta amiga tem sido preciosa, eu vou compensá-la ao máximo naquilo que ela necessitar. Amizade é dar e receber.

Atividades, atvidades, atividades.....

Cabeleireiro. fotografias para o visto, inscrição da Windy na junta de freguesia, acabar o livro pedagógico, comprar alguma roupa para a Índia, ir ao médico, ir a Cascais para ir buscar as credenciais e pagar a água de lá, fazer análises e o eletrocardiograma, recolher as análises, ir à consulta do viajante, ir a Alpiarça, ir à Comporta, apanhar as vacinas, dar as últimas diretivas aos orientandos antes de ir para o Algarve, preparar a ida para o Algarve, receber amigos e amigas cá em casa numa visita rápida, resolver problemas pendentes e tudo isto tem de ser feito em dez dias. Como é possível eu ter tanta coisa sempre para fazer? Não descanso pois estou a levantar-me muito cedo todos os dias e a deitar-me tarde.
A comida feita cá em casa é simples, muito simples. Tudo à base de saladas, não é aí que perco tempo, ainda me falta arrumar muita coisa, escolher livros para dar, arrumar Alpiarça e dar algumas coisas à biblioteca de lá, preparar-me para o segundo volume dos bombeiros a partir do fim da 2ª. quinzena de agosto e acabar o projeto do norte e preparar-me para os projetos de 2012. Escrever outro tipo de livros e fazer criação artística, tomar conta dos meus netos e sair com eles, tratar também da minha espiritualidade e acima de tudo não gastar dinheiro. Ah e em meados de Agosto ir ao veterinário com a Windy para as últimas vacinas. A agenda está cheia, está sempre cheia. não paro, não tenho uma vida de reformada, tenho uma vida de trabalhadora em serviços especializados e não especializados por conta própria.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Adormecer com Brahms, Hungarian Dance No. 5

Já tenho o passaporte.


Nas confusões não sei onde está o passaporte antigo mas hoje fui levantar o eletrónico, eu referi-me a ele no post anterior como magnético, não sei porquê, afinal é eletrónico. Fui com a Windy levar a 2ª. dose da vacina e ainda tenho de ir lá no mês de Agosto. Ter um cão em condições, com boa saúde é caro que se farta. Realmente todos os veterinários que eu conheço vivem bastante bem, mas para o nosso país é demais. Em seguida convidei a Maria que me tem ajudado nestas andanças todas para ir almoçar comigo ao restaurante chinês da minha preferência. Tem cozidos a vapor e um serviço impecável. Pato Lacado de Pequim, na Avenida da Igreja.
Amanhã com a querida Maria vou tirar fotografias tipo passe para o visto pois já cá tenho os papéis e em seguida vou registar a Windy na Junta de Freguesia. Se calhar vou amanhã às blusas e saias para a Índia, tenho mais tempo do que na quinta-feira, pois irei à médica e ao Centro de Saúde buscar as credenciais para o eletrocardiograma e análises e sexta-feira tenho de ir fazer estes exames logo de manhãzinha.
Que semana e ainda com o livrinho pedagógico sobre o museu do arroz por acabar. Hoje vou dar um avanço.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Acordei e a manhã está chuvosa...

A manhã está chuvosa e o tempo triste de inverno. Hoje estou à espera do meu cabaz com legumes e frutas biológicas que o João Pedro me trará a casa e depois parto com a Maria para o veterinário com a Windy que vai apanhar a 2ª. dose da Leishmaniose e a da febre da carraça, últimas vacinas que lhe faltam para ir de férias, depois vou recolher à loja do cidadão o meu passaporte magnético.
De tarde vou tirar umas fotografias para o visto e talvez almoçar com esta amiga que tanto me ajuda.

Adormecer com Bach, Toccata and Fugue in D minor, organ

«O atalho»


Os filmes do King nunca me desiludiram. Depois de ter ido a Cascais onde levei o reforço da vacina contra o tétano (agora já deixaram de dar o livro de vacinas para o estado poupar. Entregam um papel carimbado e está muito bem, espero é que estas poupanças sejam extensivas a tudo) fui ao cinema. Antes no centro de saúde encontrei a minha querida enfermeira Neuza com quem eu trabalhei tantas vezes a nível de voluntariado e combinámos logo com o meu marido mais umas ações para quando eu voltar do Algarve e do Alentejo.
Antes de seguir para Lisboa comemos uma salada na Lua de Mel em Cascais que tem produção própria e é agradável e voltámos para Lisboa, depois de ter pedido análises e um eletrocardiograma. Tenho que ir em plenas condições para a Índia. Fui então ao King com a minha filha mais velha ver um filme que eu gostei bastante «O Atalho», esta realizadora coloca as mulheres da caravana numa posição de protagonistas e em vez de se preocupar com o final da narrativa, deixa-a em aberto e dá atenção aos pormenores de uma viagem dos pioneiros da América, cheia de dificuldades, fome, sede e incerteza, à procura de um lugar ideal para refazer a vida. A lentidão da filmagem, a paisagem, o realismo das personagens tornam o filme um documentário de uma historicidade quase verídica. Muito bom.

Sinopse:

1845, Oregon. Uma caravana composta por três famílias contrata Stephen Meek, um explorador, para guiá-los através da Cordilheira das Cascatas. Meek, afirmando conhecer um atalho, conduz o grupo ao longo das planícies desérticas por um caminho não assinalado, acabando por se perder num deserto de pedras. Os emigrantes terão de enfrentar a fome, sede e a falta de fé que demonstram no instinto de sobrevivência uns dos outros. Quando um nativo-americano se cruza no seu caminho, os emigrantes sentem-se divididos entre depositar a sua confiança num guia que provou ser pouco fiável e um homem que sempre viram como um inimigo natural.»



Quem imaginaria que um túmulo do passado estaria num quarto modesto entaipado????

Vejam que é inacreditável!!!!

Acordar com Beethoven - Piano Concerto No. 1 3rd movt - Zimerman

domingo, 17 de julho de 2011

Fim de semana intenso....


No sábado lá fui eu mais umas amigas e amigas de amigas ouvir o grupo que é uma associação que canta canções de Fernando Lopes Graça que por acaso era tio por afinidade da minha mãe. Cantam canções à capella e fazem-nos recordar tempos de juventude, em que as canções de Lopes Graça eram clandestinas. Gostei bastante da informalidade do concerto ao ar livre e nós na esplanada. Foi realmente bom. Depois fui para casa da Zé e aí estivemos a vasculhar o guarda-fato dela para arranjar roupas frescas para a Índia. Ganhei uma saia e uma camisola e emprestadas duas túnicas. Muito bom. Para a semana conto ir a umas lojas da baixa onde se compram blusas de malha de seda a onze euros e camisas de noite de algodão a cinco, isto garantiu-me quem lá comprou. Nem é de olhar para trás. Quero levar uma mala pequena com tudo enrolado muito pequenino lá dentro e com o suficiente para 18 dias. Depois o Carlinhos e a Zé convidaram-me para jantar no Magnólia que eu gosto tanto. Crepes de espargos e uma sopa deliciosa. Foi tão bom depois deste cansaço tão grande durante estes meses.
Hoje fui com o meu filho, nora, neto e marido à praia da sereia na Costa da Caparica, reviver um pouco boas férias que eu lá passei quando o meu sogro era vivo e tinha lá uma casa: praias do infante, da sereia, do castelo e da princesa. Bons areais e boas ondas.
Fartei-me de correr atrás do meu neto, está uma graça. Almoçamos lá num barzinho muito simpático.
À tarde a Joãozinha que chegou de S. Petersburgo veio visitar-nos e teve à conversa connosco, é uma amiga querida e muito generosa.
Amanhã começa a semana das preparações médicas para ir à Índia.

sábado, 16 de julho de 2011

Aniversário da Margota e avanços pitóricos da Quica





O aniversário da Margota foi maravilhoso, uma casa cheia de crianças a brincar, alegres, bem dispostas. Uma maravilha. Como sempre a minha filha organizou tudo muito bem e a sua irmã mais velha ajudou a cozinhar. O menu era simples e ideal para crianças e adultos. Ela já tinha tido a sua festa na escolinha com os amigos. As prendas foram q.b. por conselho da mãe e no fim resultaram a 100%. Não interessa grande avalanche de presentes que entulham uma criança e não despertam atenção em especial porque a escolha é demasiada. Poucos brinquedos de cada vez e escolhidos, brinquedos que divirtam e eduquem.
Aproveito para mostrar a atividade pitórica da Quica, a irmã da aniversariante.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A minha netinha mais nova faz hoje dois anos....


PARABÉNS MARGOTA, PARABÉNS MINHA QUERIDA.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Hoje guardei o dia para mim


Hoje guardei o dia para mim. Fui atualizar cartão da ADSE e em seguida fui almoçar produtos vegetarianos e macrobióticos, comprei um bilhete para o cinema: filme Larry Crowne, um filme de Tom Hanks, penso que é a sua primeira realização. É um filme leve sem grandes pretensões, bom para uma tarde de verão. Depois enquanto fazia horas para ir ao cinema, comprei a visão e lia-a de uma ponta a outra. Acabado o filme fui ver as minhas netinhas e foi bom estar com elas . A Francisca está a desenhar bem, muito bem, com uma noção do espaço e da figura humana. Muito bom.