domingo, 6 de novembro de 2011

Jaipur//Pushkar/Jodhpur 7ª. e 8ª. parte

Em Jaipur começámos por visitar o forte de Amber situado no alto de um monte e tivemos de ir montados em elefantes. Foi maravilhoso.Lá no alto vimos uma arquitectura impressionante: muralhas, pátios interiores, pinturas murais, divisões com pedras e vidros incrustados e o salão dos espelhos e avistámos o lago Moat. Visitámos a caminho de Amber o Palácio dos Ventos e em Jaipur depois de almoço fomos ao palácio da cidade e o museu do palácio tudo de uma beleza avassaladora. No dia seguinte logo de manhã fizemos uma visita fantástica, fomos visitar o observatório astronómico que é simultaneamente um lugar de religião e ciência. Fomos também aos mercados locais e seguimos para pPushkar situado na orla do deserto de Thar. Visitámos o mais famoso templo de Brahma, dos raros templos que existem em honra desse Deus. Lá tivemos que tirar os sapatos, e no meio da multidão lá fomos, as moscas eram mais que nós todos juntos. Em seguida sentámo-nos junto do maravilhoso lago Pushkar e na escadaria assistimos a uma cerimónia. ainda tenho uma espécie de fio de algodão no pulso que me colocaram nessa cerimónia. Estava eu imbuída desse misticismo, e o responsável a cantar um mantra, quando um som do seu impecável fato branco soou. Era o telemóvel, ele interrompeu o mantra e afastou-se, atendendo o dito aparelho e falando com a pessoa que lhe telefonou. Fiquei perplexa, mantras com telemóvel não combinam, mas é o progresso, o maldito progresso e lembrei-me do Eça na Cidade e as Serras. a seguir partimos para a orla do deserto de Thar, com temperaturas e humidades tão altas que eu fiquei encharcada. Aliás tomava sempre dois banhos por dia. Chegámos então a Jodhpur para jantar ( maravilhosas ementas vegetarianas picantes) e dormir.
As fotos chegam ainda hoje. Isto é complicado. Colocar tanta foto aqui.

Sem comentários: