domingo, 29 de julho de 2012

Acabou o périplo de praia com as minhas netas, esta semana.

De segunda a sexta estive com as minhas netas e a minha filha e por vezes o meu marido numa praia da linha todas as manhãs. O ambiente esteve fantástico e as miúdas excelentes de saúde e disposição. De tarde realizamos algumas actividades depois de um almoço biológico na praia, pão muito bom, salsichas de tofu que elas adoraram e muita fruta e água, claro que comeram também pão com alface, tomate, fiambre ou queijo. No início da praia um cafézinho para os mais velhos e na saída da mesma uma água e um gelado. Fomos ao museu Paula Rego onde realizámos uma actividade com a ajuda de um kit, noutro dia fomos ao museu Condes de Castro Guimarães e noutro ainda fomos para o Parque das Conchas. Também na casa da avó foram realizadas actividades de pintura com a tia e outras brincadeiras e jantaram algumas vezes e numa delas comeram seitan, com quinoa. As minhas netas estão abertas às variedades de comida que existe na tradição portuguesa e também às hipóteses alternativas. Hoje fiquei preocupada ao saber que a ASAE alertou para o facto do peixe, carne, leite e mel não estarem a ser analisados no nosso país na sua maioria por falta de meios e nós sabemos que com a crise há produtores sem escrúpulos. Temos de ter muito cuidado com o que comemos. Não podemos esquecer que o cancro apareceu com a revolução industrial. Felizmente os pais das minhas netas como os pais do meu neto têm o máximo cuidado com o que eles comem, por isso tão saudáveis são. Elas já partiram para três semanas de praia e piscina em três locais diferentes. Vão ser umas férias maravilhosas. O meu neto continua no norte com os pais.
No sábado fui para o Ribatejo e durante todo o dia a casa foi limpa por duas maravilhosas mulheres, que durante 9horas deram uma volta à casa e jardim. No dia 1 iniciamos as férias na quintinha até dia 15, por isso elas vão voltar para limparem um espaço muito grande onde estão arrumadas várias coisas e onde podemos almoçar mais à fresca e também darem uma volta ao jardim que está cheio de ervas daninhas. Quando o tempo está com menos calor temos uma mesa no jardim e dentro de casa também. O terreno na parte de trás está óptimo no que diz respeito às árvores de fruta e vinha, necessita ser arranjado para mais cultivo, só temos tomates e cebolas, mas isso fica para mais tarde.
As fotografias são de: Fernando Guerra e Sérgio Guerra para o museu Paula Rego

Sem comentários: