sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Texto de Aldeias de Portugal

CARRASQUEIRA
Carrasqueira, o maior porto palafítico da Europa.

Na margem esquerda do estuário do rio Sado, situa-se uma pequena e graciosa povoação piscatória que dá pelo nome de Carrasqueira e faz parte da freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal. 

A poente situa-se a extensa Península de Tróia, ladeada por magníficas praias banhadas pelo Oceano Atlântico e, a nascente, o estuário com os seus sapais e Cetóbriga com os seus tanques da salga do garum que os romanos nos deixaram.

Em toda a Europa, o rio Sado é um dos poucos rios que corre de Sul para Norte.

Mas esta região não possui apenas esta particularidade porquanto também o porto palafítico da Carrasqueira constitui um exemplar único, pelo que a sua preservação deveria ser melhor preservada. Assente sobre estacas de madeira cravadas no lodo ou na água, consoante a maré, apresentam-se de forma irregular, formando um verdadeiro labirinto onde as embarcações de pesca fazem a acostagem.

Os cais começaram por ser construídos em meados do século XX e estendem-se por centenas de metros ao longo dos esteiros do estuário do Sado. Sobre o tabuado dos cais erguem-se ainda pequenas arrecadações onde os pescadores guardam os seus apetrechos de pesca.

Foto: Nuno Trindade

Sem comentários: