sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Texto de Aldeias de Portugal

TRIGO DOS QUATRO CANTOS - FAVAIOS
A Tia Manuela Barriguda em plena ação, na confeção do famoso pão de trigo de Favaios, terra mundialmente reconhecida pelo seu maravilhoso vinho moscatel, mas que patenteia também um pão maravilhoso. 

Parece inegável a superioridade do afamado pão de Favaios ou trigo de quatro cantos, como também lhe chamam, muito apreciado e procurado em toda a região. 

O seu segredo permanece nas padarias artesanais onde o pode comprar directamente ou, dada a excelência do produto encontra-lo em aldeias próximas, inclusivamente, em locais de referência no Porto. De trigo ou centeio, o pão fabricado por processos artesanais e cosido em forno de lenha não é a única especialidade das padeiras tradicionais de Favaios. Em alturas festivas encontram-se, ainda, os bolos de carne, de sardinha e bolas de ovo.

Favaios é uma freguesia portuguesa do concelho de Alijó, com 20,57 km² de área e 1 064 habitantes (2011). Densidade: 51,7 hab/km².

A freguesia de Favaios está localizada na Serra do Vilarelho, no concelho de Alijó, o qual integra o distrito de Vila Real, província de Trás-os-Montes e Alto Douro, no nordeste de Portugal.

Distante do Porto a 150 km e de Bragança a 120 km, está a 3 km de Alijó, possuindo uma área de 20,6 km², e uma população de 1.500 habitantes, voltados, basicamente, para a vinicultura.

De origem que se perde nas brumas do passado, seu nome derivaria do latino Flavius, uma antiga povoação romana, segundo alguns historiadores.

Recebeu Carta de Alforria em 1211, de D. Afonso II, o Gordo (1185-1223), e seu primeiro Foral em 1270, de D. Afonso III, o Bolonhês (1210-1279), o qual foi confirmado, em 1284, por D. Dinis, o Lavrador (1261-1325) e revogado por D. Manuel I, o Venturoso (1469-1521), em 1514, e restabelecido no mesmo ano.

Foi vila e sede de concelho até meados do século XIX (1853). Até ao liberalismo era constituído apenas pela vila, sendo posteriormente anexadas ao concelho as freguesias de Casal de Loivos, Cotas, Sanfins do Douro, Vale de Mendiz e Vilarinho de Cotas.

A freguesia é conhecida pelos vinhos da Adega Cooperativa de Favaios, especialmente pelo moscatel.

A vinicultura é a base de sua economia, principalmente com os vinhos V.Q.P.R.D. (Vinhos de Qualidade Produzidos em Região Demarcada).

Favaios é conhecida pela qualidade de seu Vinho Moscatel, produzido pela Adega Cooperativa de Favaios.

O setor secundário da economia é representado pela indústria de panificação, com o famoso trigo dos Quatro Cantos e pelo artesanato, com os tapetes de Arraiolos.

Foto: Fernando Peneiras

Sem comentários: