terça-feira, 14 de abril de 2009

A Áustria foi um país surpresa para mim




Visitar a Áustria excedeu as minhas expectativas sem sombra de dúvida, além de ter sido capital de um grande império, onde ainda hoje esses vestígios existem, é um país que foi bombardeado na 2ª. guerra mundial e se reconstruiu com coragem.

No passado foi senhor de um grande império que abarcava uma percentagem muito elevada de países europeus e ficou com a 1ª. guerra mundial reduzida ao território da Áustria, com oito milhões e quinhentos mil habitantes, mais pequeno do que o nosso.

Tudo na Áustria é ordenado, urbanisticamente correcto. Viena tem um terço de verde, os edifícios em todo o país e eu atravessei-o não excedem cinco andares.

Por outro lado tem uma história notável: a imperatriz Maria Teresa de Áustria, grande amante da arte e da música, Mozart tocou na sua corte, reuniu uma colecção do melhor que há na Europa, criando museus e protegendo artistas. Ela que teve dezasseis filhos, amamentou-os a todos e como esteve uma vida inteira grávida recebia no pós parto os membros da corte, para tratar de negócios numa cama de trabalho. Achei o máximo.

Mas a Áustria é a terra de Mozart, Bruegel, Mahler, Haydn e Klimt entre outros. Tentei fazer um relatório com imagens tiradas por mim e outras tiradas da net para poder transmitir o maravilhoso que foi viajar por este país.


Gostava de ter colocado aqui uma valsa de Strauss , mas não consegui, não sei porquê. Ah afinal consegui. Fazia falta.
É também a terra do famoso doce «O Apfelstrudel (significando folhado de maçã) é uma sobremesa tradicional austríaca, nascida em Viena, tendo-se tornado popular internacionalmente. É a receita mais conhecida com a massa folhada da Europa central, conhecida em Alemão por Strudel. Pensa-se que tenha sido influenciada pelas cozinhas do Império Bizantino, da Arménia e da Turquia. Em Viena, é possível encontrar vestígios destas três cozinhas.»


Mas o que mais me emocionou foi visitar em Salzburgo a casa desse grande mons
tro que é Mozart. A pobreza, as viagens que ele fez, sem condições de toda a ordem, o que ele suportou. Um génio.


«Johann Chrysostom Wolfgang Amadeus Mozart; 27 de Janeiro de 17565 de Dezembro de 1791)[2], foi um compositor prolífico e influente do período clássico, autor de mais de 600 obras - muitas tidas como referências da música sinfônica, concertante, operática, coral, pianística e de câmara - e um dos compositores de música clássica mais populares de todos os tempos.


Mozart mostrou uma habilidade prodigiosa desde sua infância em Salzburgo. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza da Europa; aos dezessete anos foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém sua inquietação o fez viajar em busca de um novo cargo, sempre compondo profusivamente. Ao visitar Viena em 1781 foi afastado de seu cargo em Salzburgo, e optou por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos na cidade produziram algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidas, além de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura foram assunto de diversas histórias e lendas; deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos.

Mozart sempre aprendeu vorazmente com outros compositores, e desenvolveu uma maturidade e brilho característicos em seu estilo, que variam do claro e gracioso ao obscuro e apaixonado - um conjunto moldado por uma visão da humanidade "redimida através da arte, perdoada e reconciliada com a natureza e com o absoluto". Sua influência em toda a música ocidental é profunda. Ludwig van Beethoven compôs suas primeiras obras seguindo os passos de Mozart, sobre quem Joseph Haydn escreveu que "a posteridade não verá um talento como esse em 100 anos.»http://pt.wikipedia.org/wiki/Wolfgang_Amadeus_Mozart





















As antigas marionetas que foram utilizadas no filme «A Música no coração»

A imponente catedral. Tudo sempre em obras de manutenção.






Uma casa feita por um artista que a ofereceu à Câmara de Viena para nunca ser vendida, mas sim alugada. É enorme, tipo Gaudi, cheia de vegeração que sai dos terraços e das fachadas.




O Palácio onde a Imperatriz Maria Teresa de Áustria viveu, com os seus dezasseis filhos e filhas, entre as quais a Maria Antonieta e também lá viveram Francisco José, o Imperador do grande império que ficou reduzido à Áustria mais pequena do que Portugal, após a 1ª. guerra mundial e a célebre Sissi que é um mito, pois era detestada pelo povo, anorética, obcecada por si e gastava imenso dinheiro aos cofres do estado com as milhares de viagens que fez, deixando a corte para trás.

E eles a descerem nas pistas de Innsbruck....












A casa do Mozart em Salzburgo, que comovente.











Os Alpes ao longe....












Eu, o Danúbio e a minha cadeira. Quando todos estavam cansados eu sentava-me neste meu banquinho de caça, pois então....
































Desculpem não temos imperadores, só temos os tesouros deles, dizia um cartaz austríaco......































































5 comentários:

gaivota disse...

e ficaste apaixonada pela áustria... claro, é tão lindooooooooo
e nós aqui com esta orla marítima a poder ser explorado turisticamente ... e o nosso interior...
porque será?
lindas fotos, para recordar, obrigada
beijinhos

Pé na estrada disse...

Boa boa, eu tambem adorei a Austria e os seus museus, jardins e os Alpes. Tive a sorte de em trabalho ir para um centro florestal junto aos Alpes que é um antigo palácio e aí pernoitei. Paisagens diferentes das nossas mas muito bonitas que nos levam para um mundo do imaginário. Esta é uma foto de lá tirada em Gmunden. http://guitarraemochila.blogspot.com/2009/01/harmonias.html

mariab disse...

excelente registo de viagem. gostei de recordar.
beijos

Arábica disse...

Anad,

ainda bem que foste.

:) atraves das tuas palavras e fotos, eu fui também, durante breves minutos.

Obrigada.


Beijos, bon filmes e bom fim de semana

Anónimo disse...

Então miúda, isso é que foi encher os olhos...
Vens feliz e trazes aura! Além de fotos maravilhosas, claro.
Obrigada por partilhares um pouquinho da tua riqueza...a qual inclui a imagem deliciosa do teu banquinho. Mulher prevenida...tem uma longa vida. Digo eu que não sou do norte, filha de padre ou gaga.
Beijos carinhosos aqui do nuooorte.
Dri