domingo, 19 de abril de 2009

Tive um fim de semana intenso


Na sexta feira fui jantar com um conjunto de colegas de juventude com os quais trabalhei durante uns tempos a fazer inquéritos. Chamava-se IEM - Instituto de Estudos de Mercado e eu tinha pouco mais de vinte anos, depois saí e segui outro caminho, alguns também sairam e outros ficaram, passados mais ou menos quarenta anos, encontrámo-nos e foi interessante perceber como se constroiem as afinidades, eu senti que com alguns a afinidade foi perfeita, até pelos caminhos percorridos e os interesses comuns, com outros não tanto. A vida é assim de encontros e desencontros. No dia seguinte foi o almoço comemorativo do grupo de viagens, e a mesma sensação de afinidades com uns e com outros percorreu todo o repasto.
Eu sinto que não sou mulher para viver em grupos, gosto de estar com pessoas com quem me identifico, com projectos comuns, sejam viagens, clube de leituras, workshops etc., mas não, nem sempre é possível fazer isso. As pessoas com quem também temos afinidades, por vezes têm as suas rotinas e essas rotinas dão-lhe equilíbrio e eu sou uma mulhar anti-rotinas, as rotinas quando demasiadas perturbam-me. Gostaria mas sei que é impossível, porque seria egoismo, acordar desejar fazer alguma coisa, telefonar a alguém e ter logo uma adesão do lado de lá, mas isso nem sempre acontece, até com os meus filhos, a coisa é complicada, a vida de hoje é talvez demasiado programada e stressante e todos acabam por viver a correr. Eu também de alguma forma, já tenho coisas a mais para a minha reforma, O projecto de Alpiarça quanto a mim está a terminar e penso que nos inícios de Julho eu darei por terminado o meu voluntariado de 2 anos. Agora vou para a Madeira no próximo fim de semana desde o dia 24 a 26, vou fazer um workshop e o meu marido uma conferência, tudo sobre museologia e assim quererei continuar a fazer projectos que durem poucos dias.
No dia 10 de Maio vou apresentar o pequeno ópusculo que escrevi sobre o centenário da pastelaria Primavera e a seguir continuo com a investigação do livro sobre os Bombeiros Voluntários de Carcavelos que tem de estar pronto em 2011, este é um projecto que me está a dar prazer.
O meu gosto pelo artesanto e trabalhos de mãos cada vez me interessam mais. As mantas que fiz são mais do que muitas e os bordados também, os meus filhos têm sido os principais beneficiados, mas o meu interesse vai mais longe e abrange o prazer da investigação das artes manuais e artesanto do meu país e o mundo inteiro se assim se pode dizer. Gosto de lãs, bordados, tapeçarias, papier maché e olaria.
O tempo no entanto passa e eu quero-o aproveitar ao máximo, mas ainda estou muito ocupada com as tais rotinas que detesto, quero ter tempo para ler e ver cinema que eu adoro, agora mais em casa, desenhar e pintar e estar com os meus netos principalmente a realizar projectos com eles, mostrar-lhes lugares, imagens que fizeram parte da minha vida.

4 comentários:

despertando disse...

Aproveita entao o máximo na tua estadia na linda Ilha da Madeira.

Anónimo disse...

Ufa! Tou que nem posso só de ler os teus interesses e afazeres.
Mas onde é que vais buscar tanta genica miúda? Caramba! Fazes ver a muita morcona que mal pode com o traseiro...
És inspiradora por que tás vivinha-da-silva. O resto são frioleiras.
Então vais à minha terrinha? É um lugar bonito a valer. Isso, apesar daquela varejeira sanguínea e colérica, que nos atordoa com o seu zumbido...
Enfim, humores.
Boa viagem e volta depressa e bem.
Beijo da Dri

mariab disse...

como eu queria ter tempo para pensar em fazer tudo isso... :)
brijos

sagher disse...

foi através de um blog de um amiga que até aqui cheguei. ela é a anacamarra e a minha mãe fazia colchas destas. Lindo