segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Os dias têm estado atarefados





























Os dias têm estado atarefados, no dia 6 fui fazer uma visita deveras interessante, ao Museu Mineiro do Lousal, no concelho de Grândola, que pertence à fundação Frederic Velge, da SAPEC, por iniciativa do João António da Associação e achei um museu muito bem feito, com o apoio científico do Instituto Superior Técnico, é uma memória das minas de pirite, que fecharam, como fecharam as de Aljustrel e S. Domingos e outras, apesar de o subsolo desde Tróia a Sevilha é riquissimo em minerais, em percentagens diferentes temos: o ouro, a prata, o chumbo, o cobre, etc. São os recursos de um pequeno país mal explorados, penso que uma exploração maior de tudo o que temos faria de nós um país tão rico como por exemplo a Holanda, que tem no seu Museu de História da cidade de Amesterdão, a explicação de como o território foi aumentando através dos séculos, tirado ao mar, pelo esforço do homem. Porque é que a Holanda é tão rica e nós somos o que somos?
Tenho muita pena destes mineiros que têm umas saudades doidas da mina e desejavam voltar, o guia do museu, um ex-mineiro experiente falou-nos com o coração e o saber de muitos anos na mina e ainda por cima descendente de pai e avô mineiro, foi fantástico ouvi-lo e o documentário de 1958 sobre o trabalho da mina em ecrã de cinema foi um complemento muito importante da visita. É bom andar por Portugal profundo e conhecer a mensagem dos que fazem trabalhar as «coisas», depois comemos no restaurante ao lado do museu, comida alentejana que recomendo, eu não comi porque deixei há muito de comer carnes e enchidos, mas os que comeram estavam deliciados. Numa mesa ao lado antigos mineiros em forma de coral alentejano cantaram para nós e fiquei durante dias com esta canção no ouvido.
Eu ouvi um passarinho/às quatro da madrugada/cantando lindas cantigas/à porta da sua amada/Por ouvir cantar tão belo/a sua amada chorou/às quatro da madrugada/o passarinho cantou (...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Também tu cantavas, um lindo passarinho e não eram 4 H da
madrugada ou talvez fossem ?

Those were the days my friend...

Kisses

Mané