quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

5º dia e Partida para Lisboa

O 5º dia foi passado no Grand Palais e na livraria do Louvre. O Grand Palais foi construído no final do século XIX, para albergar a Grande Exposição de Paris em 1900. Em 1900 houve em Paris uma exposição mundial e Portugal também esteve representado. Situado nos Champs Elysees, a famosa avenida de Paris que vai dar ao arco do triunfo e em estrela se desdobra numa série de ruas das mais importantes da capital. É lindo ver este pormenor arquitectónico do cimo da Arco do Triunfo, até prefiro mais do que da Torre Eiffel, mas da torre da Defense a vista também é muito boa, mas desta vez não fomos a esses sítios. Fomos sim ver uma exposição sobre A Turquia e Instambul, uma linda exposição com lindos objectos, maravilhosas colecções que estavam expostas em Paris, do melhor, mas a museografia do rés-do-chão era péssima, com paredes forradas de papel a imitar pedra que fazia imenso ruído com os objectos, no 1º andar, bastou que se mudasse a cor de todo o pavimento e paredes com tecido vermelho Pequim, para fazer toda a diferença. A multimédia era espectacular. Em seguida fomos de novo comer ao Louvre desta vez comida francesa e depois fomos para a livraria do Louvre e foi uma overdose de compras, mas os livros que compramos são sempre para trabalho e este dinheiro gasto vai gerar outro dinheiro. À tarde, Sacre-Coeur e Montmartre, um sítio alto, que outrora os gauleses dedicavam ao culto de Dionisios, chovia a cântaros mas estava apinhado de gente, custou-me imenso subir aquelas lombas, só depois nos lembrámos do fenicular, mas foi bom, muito bom.
À meia noite comemorámos em casa da nossa amiga com jantar simpático e brindámos a meia noite com sidra, na varanda que dava para a torre de eiffel que este ano não deitou fogo de artifício espectacular, mas sim estava toda coberta de luzes a tremer, assim como os champs Elysees cujas árvores da avenida estavam cobertas de luzes e dos dois lados da rua, tendas brancas, todas iguais, vendiam petiscos, artesanato e souvenirs. Era um mar de gente.
No dia seguinte aproveitámos os bilhetes gratuitos dos transportes até ao meio-dia do dia 1 e partimos para o aeroporto sossegadamente, quando todos estavam a dormir, o trânsito era pouco naquela primeira manhã de 2010 em Paris. Visitámos Paris 5 dias, e utilizámos dois dias para viagem, foram sete dias fora de Portugal e de todas as repetições de notícias que já cansam. À noite em casa ainda ouvi o Cavaco, com aquele tom de voz irritante e o nariz afilado. Tinha voltado à terrinha, que diga-se de passagem sabe sempre bem, tirando algumas particularidades. Como cheguei a uma sexta-feira ainda tive tempo para ir dar um beijo aos meus netos, no sábado e domingo e dar-lhes as prendinhas da Baby Gap, uns livrinhos e um abecedário para a Francisca se familiarizar com as letras.
E assim se passou mais um ano. Um Ano de 2010 cheio de esperança para os amigos e amigas online e aquele abraço.