quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

E tanto disseram mal da exposição Hermitage que recorreu a mecenas, pagou-se a si própria e deu lucro.

É verdade tanto mal disseram da exposição Hermitage que se pagou a si própria, através de mecenas, deu lucro e foi a exposição que nos museus ou galerias de arte mais público teve alguma vez na vida, com bilhetes pagos. E agora já querem mecenas?? Já querem gestores para arranjar patrocínios. Então qual é o papel do Estado?? E o João Brigola que teceu comentários negativos nas suas aulas de museologia sobre a Exposição Hermitage, nas costas dos colegas que a realizaram sem direito a contraditório, quer agora planos estratégicos e patrocínios para o século XXI??? E de alguns museus irem para as autarquias, é ideia dele???Por favor.




AGUARDEM UM ANO E VEJAM O QUE VAI ACONTECER A ESTAS PROMESSAS E DEMISSÕES RELÂMPAGO.


É grave que se mudem as direcções com tanta frequência"
Hoje

Afinal, como é que se processou a sua saída do cargo de director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)?Como se sabe, esse cargo é o único na rede de museus que é equiparado ao de subdirector geral, o que implica que quando muda um Governo o lugar fica automaticamente à disposição da nova tutela. E a ministra da Cultura [Gabriela Canavilhas] resolveu prescindir dos meus serviços.

E que razões lhe apontou?
Disse-me só que pretendia um perfil diferente do meu. Que pretendia um gestor com experiência museológica. Aliás, já foi nomeado o professor António Pimentel, que vinha sendo director do Museu Grão Vasco.

Sentiu-se traído por esta decisão?
Sinto-me, principalmente, de consciência tranquila pelo trabalho que deixo feito no MNAA. Sabe, eu tenho uma perspectiva estrutural e o Museu de Arte Antiga é o primeiro museu do País, é uma espécie de Torre do Tombo do património museológico português. E também por isso é grave que se mudem as direcções do museu com tanta frequência.
Só soube que seria dispensado terça-feira?
Na segunda-feira foi-me solicitado que me dirigisse no dia seguinte [terça-feira] ao ministério. E fui recebido pela ministra, que foi a única pessoa a informar-me que não continuaria no cargo. Nem nenhum dirigente do Instituto de Museus e Conservação [liderado por João Carlos Brigola], nem o secretário de Estado [Elísio Summavielle] me disseram nada sobre este cenário. Foi a ministra quem mo comunicou. Eu ainda lhe perguntei o nome do meu substituto, mas a ministra recusou-se a revelar-mo.
Esperava ficar no cargo, depreende-se?
A continuação no cargo não é a questão principal, é o modo como as coisas foram feitas. As questões de cortesia profissional não são do conhecimento do Ministério da Cultura.
Chamá-lo num dia para o dispensar e apresentar um substituto no seguinte pressupõe tempo.

É uma estratégia muito seguida pela ministra, que gosta de chamar a si os dossiers e de dar algum espectáculo com as suas decisões. Acho que faz parte do temperamento e da personalidade dela, que gosta muito de actuar assim.

Conhece outros exemplos?
Conheço, mas não serei eu a falar deles, obviamente.

E que vai agora fazer?
Eu sou funcionário do Museu do Azulejo [do qual foi director uma década, até entrar em comissão de serviço no MNAA em 2007]. Não vou ficar desempregado, vou continuar a trabalhar.
Notícia retirada do DN ARTES


Ministra anuncia nova gestão nos museus
por ALEXANDRE ELIAS


Hoje
Será criada uma rede integrada de equipamentos culturais no eixo Ajuda/Belém.
Foi apresentado ontem no Museu Nacional de Arte Popular, ainda em processo de obras de melhoramento, o novo Plano Estratégico para os Museus Nacionais, intitulado "Museus Para o Século XXI". A conferência de imprensa foi conduzida pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, pelo secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, e por João Brigola, director do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC).
O novo Plano Estratégico tem como objectivo principal a dinamização dos museus nacionais enquanto produtores de cultura e agentes turísticos, tendo em vista a redução da carga admnistrativa e burocrática que recai sobre o IMC.
Entre as medidas que compõem o plano inclui-se o reenquadramento do sistema de gestão dos 28 museus sob a alçada do IMC, que estudará a possibilidade de alienar a tutela de alguns museus locais e regionais para a admnistração pública,segundo um critério rigoroso de avaliação e conservação do património. Este plano estratégico contemplará ainda a criação de uma rede integrada de equipamentos culturais na área de Lisboa, principalmente no eixo Ajuda/Belém.
O Ministério da Cultura, tentará, em concerto com o IMC, honrar compromissos herdados de governos anteriores e concluir os esforços de restauro que estão a ser levados a cabo em museus como o Machado de Castro (Coimbra), em processo de conclusão de obras de melhoramento.
A nova proposta para os museus nacionais apostará também em novos modelos de gestão para os museus e palácios do IMC, tendo em vista a obtenção de soluções para as dificuldades financeiras que muitas destas instituições museológicas atravessam, agravadas pelo minguar do orçamento de estado para a cultura em anos recentes.
O Museu Nacional de Arte Antiga será exemplo principal da inovação de modelos de gestão a adoptar pelo IMC, estando projectada a adopção de um modelo de "gestão bicéfala", a implementar após devido esforço legislativo para adaptar a lei orgânica da gestão das instituições públicas às necessidades do modelo. O MNAA será o barómetro da viabilidade deste modelo de gestão, que será depois estendido a outros museus nacionais.
Gabriela Canavilhas mostrou-se bastante satisfeita com as novas medidas, que tomam já partido do aumento da fatia do Orçamento de Estado dedicada à cultura e também da melhor "relação interministerial" que facilita a obtenção de financiamentos exteriores, cujo montante exacto será divulgado após a apresentação oficial do Orçamento.

Por favor leiam a página do Público e principalmente os comentários à notícia da nova nomeação, principalmente o papel da Raquel Henriques da Silva, é só clikar://www.publico.clix.pt/Cultura/antonio-filipe-pimentel-devera-ser-o-novo-director-do-museu-de-arte-antiga_1418784

Sem comentários: