terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Amigas e amigos online, este fim de semana foi em cheio...

























































































































Começei logo de manhã a visitar a exposição que está no Palácio da Ajuda sobre as obras primas da Madeira. Não restam dúvidas que a Madeira tem um conjunto soberbo de obras de arte, os objects expostos são fantásticos. A 1ª. parte da museografia está muito bem as cores e os recantos dão um destaque às obras, mas quando chegámos a um paralelipipedo deitado e todo recortado de pequenas janelas foi uma desgraça, não consegui ver o que estava lá dentro, os buracos eram minúsculos e se viamos um bocadinho do canapé não viamos bem a cama, não consegui compreender a lógica e depois as belas fotografias que se seguiram do Museu Vicentes, estavam todas tipo lençol nas paredes, fotografias e documentos têm quanto a mim um contexto muito especial, e elas poderiam ser contexto das obras de arte em alguns sectores da exposição e as restantes fotos deviam estar acompanhadas das maravilhosas máquinas fotogáficas, assim dificilmente se conta uma história e a expoisção deve contar uma historia. Por isso talvez além do nosso grupo de cem pessoas divididos em pequenos grupos de 35 durante o dia, pouca gente encontrámos naquela exposição com tão maravilhosas obras de arte.


Depois de almoçarmos muito bem nas «Andorinhas», na Calçada da Ajuda, recomendo vivamente este restaurante de comida portuguesa tradicional, muito bem feita e está sempre cheio, é necessário reservar, nós tivemos sorte porque houve uma reserva que foi anulada. Comi uma pescada fresca cozida com legumes que foi de comer e chorar por mais.


Em seguida fui a pé com algumas amigas até ao CCB onde estavam outros amigos à nossa espera, tomámos um café, no meu caso abatanado descafeínado, raramente o tomo, só quando saio e fui ver a exposição da Amália e não gostei nada. Novamente o lençol de fotografias sem contexto, é-me insuportável ver fotos mais fotos, sem nada para dizer e os fatos não estavam, quanto a mim muito bem expostos. As obras da Joana de Vasconcelos são muito interessantes, são muito boas ideias as que ela tem, tirando as peças que ela fez vezes sem conta de objectos vestidos de bordado que me fartaram, mas estes corações a imitar filigrana feitos de colheres de plástico são lindos, tal como eram os sapatos de salto alto feitos de panelas e o candeeiro de tampões, noutras exposições, mas não concordo que na ficha técnica não apareça o nome dos artíficies que concretizam as ideias dela, porque uma coisa é ter a ideia, outra coisa é outros concretizarem magistralmente essa ideia, e porque é que não aparecem na ficha técnica, recordo as antigas obras públicas em que o escultor fazia a peça num tamanho pequeno e depois os canteitos é que a realizavam, claro que o artista dava os acabamentos, mas havia ali mais do que um artista, o Cutileiro não, ele trabalha directamente a pedra, aliás foi o primeiro escultor a fazer isso, ele trabalha tudo do princípio ao fim. A Helena de Almeida escolhe as posições das fotos e é ela que tem as ideias, mas as maravilhosas fotos são tiradas pelo marido e o nome do marido não aparece com o destaque devido. São pontos de vista.


Depois destas andanças, não podíamos deixar de ir aos pastéis de Belém, eu só comi um, para não me tentar e como estávamos ao pé dos Jerónimos fomos à missa e uma querida amiga nossa a Armindinha mais a mãe foram-nos levar a casa.


No da seguinte a minha filha mais velha comemorou a sua data redonda, reunimos a família e foi um almoço muito feliz, sem a presença do Antoninho e da sua mãe porque este bébé tem imensos dentes a rebentar e estava com febre. Brincámos com a Francisca às mais variadas brincadeiras que incluiam, exercícios no chão, em pé, canções, dança, ginásticas, deitar e levantar, enfim todo o imaginário infantil da minha enérgica neta foi usado, deixando-nos de rastos, estive a pensar como é que vai ser quando o António Maria e a Margarida crescerem. Como tinha ido a Alpiarça e trouxe as maravilhosas laranjas sumarentas, fiz dúzias e dúzias de laranjas em sumo, eu bebi tanto que a minha visicula fez das suas e não queiram saber as cólicas que eu tive ontem. Hoje felizmente estou melhor. Até a vitamina C em excesso é mau.















Sem comentários: