quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mangualde uma surpresa agradável.














Eu tinha um passeio marcado com a minha associação para 8 e 9 de Maio, mas eis senão quando me convidaram para confrade da Confraria do Vinho de Carcavelos com as cerimónias a realizarem-se no dia 8 até ao almoço. Não fui a Viseu, que conheço bastante bem mas fui ter com eles a Mangualde. Apanhei o expresso às 16h, em Sete Rios e cheguei às 19h30m. O João António que é um querido lá estava à minha espera com o Director do belíssimo Hotel de Santa Maria do Castelo em Mangualde. Nessa noite dançámos que nos fartámos com um dos Ranchos Folclóricos da terra e depois por volta da meia-noite até à 1h da manhã discutimos o livro Volfrâmio de Aquilino Ribeiro. O Tomás que ficou encarregue de animar a sessão foi fantástico, tinha o trabalho de casa todo feito.
No dia seguinte fomos visitar três igrejas maravilhosas destacando a da Misericórdia e de tarde a grande surpresa, o Palácio dos Condes de Anadia, que foram senhores de Mangualde. Uns azulejos fantásticos feitos na Cerâmica de Coimbra, de uma beleza e recorte excepcionais e com os quadros a óleo de vários membros da família, muito bem conservados. Lá estava Simão Paes do Amaral, com a sua mulher, parentes do Miguel Paes do Amaral da TVI. Este seu parente Simão foi o que mandou construir a linda igreja da Misericórdia.
Depois fomos visitar uma Cooperativa de vinhos. Eu prefiro as produções mais pequenas e de fabrico artesanal, quer de vinho quer de outro produto qualquer, como por exemplo a queijeira que nós fomos visitar a seguir e essa sim um bom exemplo dos genuínos sabores do nosso país: o queijo da Serra da Estrela. Da janela da quinta via-se um belo panorama da serra com o nome do queijo, ao longe.
Claro que a Lídia uma grande querida esteve sempre a tirar fotos com a sua máquina. Estará a tirar alguma foto à Mina, outra querida? Esta Associação tem de mudar de nome, tem que passar a chamar-se Associação Cultural das Queridezas.

Sem comentários: