quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fui ao distrito de Castelo Branco








No passado sábado e domingo fui ao distrito de Castelo Branco para mais uma homenagem ao Benjamim Pereira. Fui com bons amigos ligados à Museologia. Vimos uma excelente obra do Presidente da Câmara de Castelo Branco quando teve na Câmara da Idanha a Nova. Maravilhosos museus e reconstruções fabulosas da identidade daquela região.
Estive novamente no Museu de Castelo Branco e assisti a uma demonstração de como se trata o linho pela D. Teresa e um filme sobre a seda da Catarina Alves Costa. Gostei bastante. Ainda não tenho uma reportagem completa mas dentro em breve aqui a terão porque vale a pena, recorri a imagens da net, mas brevemente mostrarei as captadas no local.
Em Alcains vi o museu do Canteiro, que está muito interessante, vi os lagares de azeite de Idanha a Velha e de Proença a Velha e o Centro Cultural Raiano de Idanha a Nova, obra feita por um arquitecto com a colaboração do Benjamim e ela está integrada na paisagem de uma forma espectacular .
Grande obra neste distrito do ponto de vista de recuperação do património e de acção museal. Em termos museográficos as fotos são belíssimas, o trabalho de campo e recolha de objectos da parte do Benjamim são maravilhosos, um único senão as cadeias operatórias estão quanto a mim incompletas, mas o resultado final é muito bom.
No dia seguinte fui ao Ribatejo apresentar o projecto final com a minha amiga Isabel pintora e ele está muito bem encaminhado. Comi em Almeirim no Pinheiro, enquanto os meus amigos comiam a sopa de pedra, eu portei-me bem e comi peixe grelhado. Os meus hábitos alimentares mudaram radicalmente. Falta-me agora um bom exercício e muita meditação.

Sem comentários: