quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Hoje tenho amigas e um amigo cá em casa a almoçar. Os almoços e jantares sem ser com a família acabaram por este ano cá em casa.

Estamos no meio de uma Europa em luta. A classe média seja baixa ou alta está a desaparecer de Portugal. Não entendo como isto acontece sem haver medidas contra a corrupção, ao despesismo público, aos ordenados dos gestores públicos, aos ganhos dos banqueiros, às diferenças escandalosas de classes sociais no nosso país. Estamos num tempo de contenção a todos os níveis.
Os almoços e jantares em minha casa com grande pena minha vão acabar por este ano e talvez para o outro, vamos voltar aos piqueniques e aos almoços em que todos colaboram. Raramente irei a restaurantes. Comprarei a roupa no mínimo e vou fazer a comida sempre em casa e aproveitar tudo e reciclar. Temos que poupar pelo menos nas nossas casas. Os tempos são de pessimismo. Brevemente trarei aqui receitas para a crise. Baratas, saborosas e fáceis de fazer, ou seja gastando pouco gás. Vou usar muito a lareira e pouca electricidade. Já tenho a taxa mínima no gasto da electricidade, lavando roupa e loiça a partir das 22horas. Lâmpadas só uso as amigas do ambiente. Separo o lixo. Lavo a loiça com uma bola ecológica e a roupa também, não uso detergente na loiça e só 20% de detergente juntamente com a bola na roupa. Uso sabão de Marselha para lavar a roupa de mão e a loiça que se lava à mão. Só uso telefone fixo para os fixos e tenho uma assinatura especial no telemóvel. A minha empregada de há muitos anos colabora comigo. E assim tem de ser porque senão não conseguirei com os cortes que vêm aí manter-lhe o emprego. Coragem e haja esperança.

Sem comentários: