sábado, 2 de junho de 2012


PARA MIM, o TerrA MAdre É...

A força do Terra Madre vem da diversidade.Da luta contra o imperialismopolítico do fast-food com a ideia dascomunidades do alimento. Reinventa a política, tornando-a participação responsável contra um consumismo insensato. Lembra-nos a seriedade do compromisso dos produtores em cada canto do planeta. É uma plataforma sobre a qual milhares de pessoas podem trocar ideias sobre diversas questões,da mudança climática à perpetuação da pobreza e da fome por conta das multinacionais, da escassez dos recursos hídricos às políticas alimentares e ao custo real dos produtos agrícolas. O Terra Madre é, para mim, fonte de inspiração e realização. Fortalece a minha esperança na possibilidade de um mundo de paz baseado no reconhecimento do direito a um alimento bom, limpo e justo. 
É um ideal, um modo de vida, de saborear, apreciar e compartilhar os alimentos.

Uma resPosta nova

Como etnobotânico tropical, preocupado com a preservação da biodiversidade cultural, considero o Terra Madre uma ferramenta única para colocar em contato culturas diferentes que têm uma paixão comum; é uma ponte que desperta consciências sobre os nossos sistemasalimentares. É uma mistura extraordinária de conhecimentos tradicionais e inovação, que cria oportunidades e oferece soluções para problemas contemporâneos.
Num mundo padronizado, o Terra Madre constitui uma resposta nova a desafios sem precedentes. No mês de outubro, logo após o Terra Madre , deixamos Turim determinados a garantir às gerações futuras o direito de viver e a convencer as nossas comunidades locais que é possível produzir alimentos de uma forma que respeite a diversidade do nosso planeta.
O Terra Madre é também a mãe do Youth Food Movement, do qual eu faço parte, uma rede de jovens que cresce dia a dia. Seja uma horta urbana ou um festival de cinema, um simples jantar com amigos ou um Eat In num campus universitário, as nossas iniciativas oferecem respostas concretas, pois fazem as perguntas certas.
Somos movidos pelo poder do amor, não pelo amor ao poder.
Sabemos que podemos nos unir para acabar com a fome e as injustiças no mundo. Para fazer da pobreza um fato do passado, precisamos fazer da diversidade o futuro. Terra Madre não significa apenas boa comida, significa também celebrar o amor, pois a comida é amor!


PAVLOS GEORGIADIS

Sem comentários: