terça-feira, 15 de julho de 2008

Hoje estou de luto

Através do telefone e do e-mail recebi duas notícias que me entristeceram muito. Morreram dois amigos. Um ainda jovem, com a mesma doença que vitimou a minha mãe, uma doença neurológica terrível. Este amigo e colega da Câmara de Cascais levou para a sepultura além do corpo martirizado pela doença, muito saber, muito trabalho resultante de uma grande pesquisa de campo e que infelizmente nunca veio a lume. Morreu uma das pessoas que mais conhecia o concelho de Cascais.
O outro foi o querido Per Uno Agren, um grande museólogo de renome internacional, que foi presidente do ICOM e com quem muito aprendi desde os inícios dos anos noventa do século passado, quer na Suécia, quer em Portugal onde tive a honra de o convidar para um congresso em Setúbal.
Deve-se a este homem a grande remodelação da museologia na Suécia, numa profunda ligação com a comunidade e que se tornou uma referência para todo o mundo. Era bom que todos tivessem a humildade deste museólogo e a sua sabedoria, particularmente em Portugal onde abundam os museólogos de bancada e de caracácá.

1 comentário:

Ana Camarra disse...

Anad

Não sei o que lhe diga, essas percas deixam-nos sempre um aleijão na alma.
Matam-nos um bocadinho também.

Um beijo