sexta-feira, 27 de março de 2009

Vou escrever um pequeno livro sobre a pastelaria Primavera


Acabei a investigação sobre a centenária pastelaria Primavera e vou escrever um livro, aliás um pequeno opúsculo, este fim de semana, além de que vou dar um salto a visitar o meu neto.
Quando escrevo um livro ou um artigo, primeiro realizo-o na minha cabeça para depois o passar rapidamente para o papel. É interessante fazer a história de um pequeno estabelecimento comercial, um lugar de encontro para todas as horas e para todos os acontecimentos da vida de tanta gente. Bebe-se um café com uma amiga, festeja-se um acontecimento, refresca-se a garganta com uma água fresca numa tarde de verão, come-se uma sopa à pressa em dias mais ocupados e encomenda-se o bolo de anos e outras iguarias para uma festa.
Antigamente quando eu era estudante, estudava-se no café ou na pastelaria tardes a fio com os colegas e era tão bom conviver assim, entre sebentas e conversas, entre matraquear os apontamentos e namorar.
Hoje não gosto de estar muito tempo numa pastelaria ou café, prefiro um espaço de convívio com a natureza ou a minha casa. Não há dúvida que mudamos ao longo da vida...e eu então muito, porque detesto rotinas. Se pudesse a minha vida era uma surpresa constante.

3 comentários:

Frioleiras disse...

Obrig. pela visita ao meu "canto"...

Gostei de conhecer o seu!

José Pires F. disse...

Pena que a foto não seja da tal pastelaria Primavera, mas nem sempre está tudo à mão.

Arábica disse...

Ainda hoje gosto muito de ler em cafés.


Em casa acabo por me dispersar, tenho sempre algo para fazer ou lembro-me sempre de tarefas que me fazem adiar a leitura.

Quando posso, saio com o livro na mala e só chego algumas horas depois.

Beijos