sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Rota do Anel de Ouro (Parte III)


A Rota do anel de ouro situa-se a Nordeste da cidade de Moscovo e é aqui que aparece o célebre Rio Volga. Lembram-se da música dos Barqueiros doVolga, é uma paisagem maravilhosa. Esta rota antiga contempla as cidades de Sergiyed Posad, Rostov, Yaroslavi, Kostroma, Souzdal e Vladimir, vimos estas cidades todas em vários dias. O conjunto arquitectónico da Trindade é património da humanidade e é para os russos como Fátima é para nós, muita gente, muitas crianças a serem lavadas pela água milagrosa, eu também a bebi, diga-se de passagem, e as igrejas muito belas. Dentro das muralhas encontra-se a Catedral de S. Sergius e o Túmulo de grande devoção, a Igreja do Espírito Santo e a Catedral da Assunção. A catedral da Trindade foi construida por S. Sergius, o fundador do mosteiro, para substituir a igreja da Trindade em madeira e foi o centro do desenvolvimento do mosteiro. A catedral da Ascensão foi mandada construir por o Ivan o Terrível (aquele que casou sete vezes e quando se queria divorciar mandava matar a mulher, os tsars tinham duas hipóteses ou mandavam matar ou mandavam-nas para os conventos quando se queriam livrar delas).
Rostov é uma bela cidade junto do lago Nero e é linda com o seu Kremlin, este foi residente do Metropolita, que quer dizer patriarca. Em Yaroslavi é uma das cidades que recebeu reformas da Catarina a Grande e tem um urbanismo e edifícios tal como ela queria que fossem feitos, por isso a cidade renovou-se no estilo neoclássico. O Mosteiro da Transfiguração é um dos mais antigos do Alto Volga e tal como a Catedral do mesmo nome e a Igreja do profeta Elias são de morrer de beleza.
Kostroma foi o local do nascimento da dinastia Romanov, com Mikkhail Romanov, a última dinastia, todas as ruas radiais convergem para a praça central mantendo o padrão antigo do século XVII a XIX.
Em Suzdal vi três monumentos espantosos, A Catedral da Natividade, o Mosteiro do Nosso Salvador e S. Eutímios e o Convento da Intersecção, este convento fou fundado em 1364 para acolher as Tzarinas e as mulheres dos boiardos, altamente colocadas e quando eram «banidas», convento com elas ou então morte.
Vladimir tem os portões d'Ouro, a Catedral da Assunção e a catedral de S. Demetrius. Na catedral da Ascenção pudemos ver os frescos de Andrei Rubliov que serviu como modelo para os de Moscovo no Kremlin.
Claro que nos intervalos fui comprando umas recordações para os meus netinhos, filhos e noras, porque os amigos tiveram que ficar de fora, pois só de presentes para o meu núcleo central são 10, mais os meus sogros coitados.
Amanhã fala-vos da aventura que foi ir de combóio de noite de Moscovo para Novogorod.

Sem comentários: