sábado, 8 de agosto de 2009

Viagem a Novgorod - a cidade mais antiga da Rússia (Parte IV)




Esta foi a viagem mais dificil e aventureira, vir de combóio de Moscovo a Novgorod. Dormimos no combóio naquelas cabines minúsculas sentindo o combóio a rodar a rodar sem parar. Que longe fica Novgorod.
Chegámos à estação de caminho de Ferro de Volhove em Novgorod cerca das 6h e 10m, eu mais morta do que viva, a minha idade já não é para aventuras destas, mas eu sou completamente doida e lá fui tomar o pequeno almoço a um hotel fantástico. O dia estava de muita chuva e vimos coisas muito interessantes, por exemplo as noivas vão colocar o seu ramo nos monumentos em honra dos soldados russos que foram milhões e milhões que morreram na segunda guerra mundial e também vão colocar um cadeado numas árvores de metal que existem por todas as cidades com um desejo: que o casamento dure para sempre, o pior é que não dura porque em 100 casamentos, 60 são divórcios.
Novgorod situa-se na margem do rio Volchov e foi durante séculos um porto importante. A cidade pertenceu à célebre Liga Hansiática e ficava no cruzamento das rotas medievais da Europa. A Igreja de Santa Sofia é de 1046. É a cidade do grande Alexandre Nevsky.
De 1941 a 1944 esteve ocupada pelos Nazis que fizeram muitos estragos, sendo libertada pelo exército soviético. Amanhã começo o meu relatório sobre a cidade mais linda do mundo: São Petersburg.

Sem comentários: