quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fafe e a Emigração


Inaugurou uma exposição no Museu das Migrações e das Comunidades subordinada ao tema, Fafe e a emigração. Com a programação museológica de Fernando António Baptista Pereira, o projecto museográfico de Nuno Gusmão e a investigação de Miguel Monteiro, profundo conhecedor de «Fafe dos Brasileiros». A exposição está deslumbrante e é tão interessante que numa antiga casa de brasileiro que não foi construída de raiz para nela ser instalada uma unidade museológica, uma programação museológica e um projecto museográfico de quem verdadeiramente sabe do ofício, conte uma história tão interessante, apesar o espólio ser pobre. Assim vale a pena ver uma exposição e ir a um museu. Eu cada vez tenho menos paciência para más exposições, com temas desinteressantes, não apropriados à missão do museu e com um grafismo passadista.
No mesmo espaço encontra-se o Museu da Imprensa de Fafe, com igual prestação dos técnicos acima referenciados, desta vez com um espólio riquissimo e máquinas a trabalhar, com um antigo trabalhador tipográfico a apoiar, está de parabéns a autarquia de Fafe e eu também porque vou colaborar no projecto educativo com a Isabel que é uma técnica muito querida do museu, aliás todos os técnicos do museu são fantásticos.
O meu livrinho pedagógico para a exposição de Santa Maria do Castelo, em Abrantes, já está entregue. Aguardo a edição do mesmo. As crianças e jovens aprendem tudo desde que a linguagem lhes seja acessível sem deixar de existir o rigor que se exige.

1 comentário:

gaivota disse...

que interessante com áquinas a trabalhar e tudo! quem sabe um dia passarei por lá...
beijinhos