domingo, 12 de dezembro de 2010

Recebi uma herança tão marcante.

Há já algumas semanas que uma amiga de 84 anos me telefonou, eu conhecia-a mais ao marido durante o trabalho que eu realizei sobre a vinha e o vinho de Carcavelos, eles faziam vinho numa quinta que têm em Alapraia e ofereceram através de mim à Câmara um conjunto de objectos relacionados com a produção artesanal de vinhos. Eles eram tão queridos que eu comecei a telefonar-lhes de vez em quando e eles chegaram a assistir ao lançamento do meu livro. Agora como já são idosos venderam a quinta e chamaram-me lá para me oferecerem todas as rosas e outras flores pelas quais ela tinha especial carinho e queria que elas ficassem em boas mãos. Deu-mas a mim e eu fiquei muito comovida com tal gesto. Eles vão para um lar e eu ficarei com mais uma família para visitar e passear.
Fui lá à quinta deles com o meu jardineiro e agora o meu jardim está cheio de plantas e flores que durante anos foram tratadas com todo o carinho e vão continuar a ser. Que herança abençoada.
Obrigada Madalena.

Prefiro Rosas.... Ricardo Reis

Prefiro rosas, meu amor, à pátria,
E antes magnólias amo
Que a glória e a virtude

Logo que a vida me não canse, deixo
Que a vida por mim passe
Logo que eu fique o mesmo

Que importa àquele a quem já nada importa
Que um perca e outro vença,
Se a aurora raia sempre

Se cada ano com a primavera
As folhas aparecem
E com o Outono cessam

E o resto, as outras coisas que os humanos
Acrescentam à vida,
Que me aumentam na alma?

Nada, salvo o desejo de indiferença
E a confiança mole
Na hora fugitiva.

Sem comentários: