sexta-feira, 3 de julho de 2009

Fui a Abrantes e gostei do que vi



Na quarta feira fui a Abrantes para assistir à proposta de arquitectura do Museu Ibérico, pelo notável arquitecto Carrilho da Graça, com programa museológico de Fernando António Baptista Pereira. Adorei o edifício e a colecção que em certa medida é melhor do que o Museu Nacional de Arqueologia. A imagem da maquete que eu coloquei neste texto pode-se ver o bloco paralelipípedo, mas no interior é interceptado por vazios que fazem entrar a luz natural e por várias janelas que permitem olhar a paisagem que o rodeia
Tenho tido grandes surpresas por essa província fora desde que estou aposentada e tenho tido o prazer de poder participar a nível educativo e de investigação nestes projectos, como vai acontecer em Abrantes.
O museu é completamente contemporâneo e faz contraponto com o castelo do lado oposto. Inserido num antigo convento dominicano ele vai dialogar com os outros edifícios que fazem parte da linda cidade de Abrantes, dizendo «olhem eu estou aqui, sou do século XXI, tenho uma roupagem contemporânea, mas albergo um vasto espólio milenar». Esta colecção feita durante muitos anos por um amante da arte, nascido em Abrantes, faz parte de uma Fundação na qual a Câmara se integra e inclui ela própria objectos provenientes de artistas da própria cidade e da arqueologia local para que se compreenda a ocupação do território e a formação do concelho. Estes museus são verdadeiramente didácticos e são feitos por mestres do ofício.
Em Abrantes nasceu a minha avó materma, assim como em Mértola nasceu o meu avô materno e tal como aconteceu na vila alentejana, também vou ter oportunidade de trabalhar neste concelho ribatejano, ladeado pelo Alentejo e pela Beira-Baixa. Ao trabalhar nas terras dos meus avós, aproveito e faço a minha árvore genealógica.
A exposição de apresentação do projecto está na igreja do castelo e está linda.

3 comentários:

história e arte disse...

Que bom saber de mais um projecto museologico de qualidade... e que bom sabe-la ainda associada a estas iniciativas

beijinhos e bom fim de semana

Tareca disse...

ola, ola!! Tenho ficado muito contente com as suas visitas ao blog!! Enviei lhe convite tambem para o ca de casa, que esta privatizado. Passe por la. Entetanto acho interessantissimo este percurso pela historia da familia. Devo lhe falar, e poder ler no blog tambem, as mais recentes descobertas que fiz.. sendo que do lado do meu bisavo materno, todos eram de Elvas.. e tenho dados desde 1500!! E isto é duma satisfacao imensa. Dominam as 'Ineses', e é muito gracas ao 'sagrado oficio' de alguns ascendentes que todos os dados estao bem catalogados. De qualquer das formas, foi me proporcionado o contacto com o historiadar da camara municipal de Elvas, quem organiza um reuniao bimestarl, sensivelmente, e auxilia e aconselha no estudo e recolha de dados atraves dos arqueivos.. que vao deixando de estar ao cuidado das capelas (ja esta ate extinta a ordem, em cuja capela, os meus ascendentes se foram baptizando (e registando.. (era tudo 'num passo so' naqueles tempos), a ordem de S.Paulo, cujo convento alberga agora uma forte potencia turistica na zona). Mas isto é ja duma forma geral. E infelimente. Mas ja se sabe.. mudam se os tempos.. enfim. Ana, um grande beijinho e va-nos deixando a par dessas descobertas! um beijo, Tareca

António Almeida disse...

sugiro outra visita, para se inteirar melhor das coisas...
há no seu texto, independentemente de eu discordar das suas opiniões -mas o pluralismo de ideias é isso mesmo, várias incorrecções!