sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Relatório Final Visita a Tsarskoe Selo (Parte X)


No último dia fomos visitar o chamado Palácio de Verão, o Palácio de Catarina I, a 2ª. mulher de Pedro o Grande. Se dúvidas houvesse sobre a extravagância dos imperadores russos, bastariam as propriedades de Tsarskoe Selo e Peterhof, construídos em menos de dois séculos pelos Romanov, que suplantam qualquer palácio da Europa.
No século XVIII, Tsarskoe Selo viu nascer dois grandes palácios, o de Catarina e o de Alexandre, esta Catarina ainda governou dois anos após a morte do seu marido, Pedro o Grande, ele mandou construir este monumento para ela em 1717, o antigo palácio só tinha dois pisos e a filha deles Elisabete escolheu-o para residência de verão e ampliou-o. Conheceu este edifício diversos arquitectos, até ao célebre Rastrelli, acabado em 1756 é um palácio com uma linda fachada em azul e branco, com atlantes e pilastras douradas. No seu interior as salas são sucessivas, salas e salões sem fim, o salão de Luz com 1 000 metros quadrados, amplas janelas, estuques dourados, o teto com um Fresco monumental intitulado o «Triunfo da Rússia», a Sala de jantar branca, maravilhosa, o salão dos retratos, a Galeria dos quadros e a excepcional sala de Âmbar que os nazis quiseram destruir e que mais tarde foi toda restaurada, assim como todo o palácio e só em 2003 foi inaugurada a sua abertura ao público pelo presidente Putin.
Perto deste palácio está o palácio de Alexandre, o preferido por Nicolau II e a sua família, onde ele foi preso.
Por agora fica por aqui, mas ainda vou contar pequenas histórias nos próximos dias sobre a morte do Rasputine, a prisão do NicolauII e outras coisinhas....

1 comentário:

KA disse...

Olá, Anad!
Muito obrigada por sua visita ao Café!
Vim conhecer seu blog e gostei muito. Volto com mais calma para conhecer melhor!
Bjs