quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Viagem a Kolomenskoie (Parte II)



O complexo de Kolomenskoye é de grande importancia, a entrada faz-se pela porta do Salvador que conduz à catedral de Kazan e à Igreja da Ascensão mandada fazer pelo pai do Ivan o Terrível para comemorar o seu nascimento, neste complexo também faz parte o Museu Histórico que é uma espécie de open air museum como há muito nos países do norte da Europa, com vários exemplos de arquitectura em madeira, não nos podemos esquecer que no Norte da Europa as casas durante milhares de anos foram em madeira e ainda o são na Rússia rural. Desde o século XIX a Armaria guardou a tesouraria dos Czares de Moscovo. Na costa alta do Rio Moscovo encontra-se o museu da Armaria e aí depois de ver tantos diamantes, pedras preciosas, prata, ouro e não sei mais o quê, aos montes meus amigos, aos montes, eu compreendi a Revolução de 1917, porque por detrás de tanta riqueza, a morte, a fome de uma população que teve o regime da servidão até Alexandre I tinha que rebentar de alguma forma.
O Museu de TretjaKov foi um museu que me reconciliou pois é um museu das obras primas da arte tradicional russa e tem a melhor colecção de ícones que são de uma beleza excepcional. O Convento de Novodevichy no sudoeste de Moscovo foi construído no século XVI e XVII no chamado estilo Barroco moscovita e fazia parte de uma cadeia de complexos monásticos que integravam a defesa da cidade. É constituido pela catedral de Nª. Srª de Smolensk, a Igreja do Portão da Intersecção. Estas duas principais igrejas do complexo estão rodeadas de lagos, a paisagem é incrível. O cemitério sepulta nomes importantes da literatura como Gogol por exemplo.
Amanhã no meu relatório iniciarei a Rota do Anel D'Ouro. Nesta viagem tive um grande desgosto apaguei quase no fim da mesma as fotos, não sei como o fiz (fartei-me de chorar) felizmente os amigos das viagens vão-me dar a reportagem completa, por isso só tenho fotos de três dias em S. Petersburgo, mas era pior se tivese partido uma perna. Quando chegarmos à parte de S. Petersburgo eu mostro a minha carinha já muito cansada.

3 comentários:

gaivota disse...

um dia... talvez também tenha esses lados por destino, em férias!
diverte-te e vai contando e mostrando coisas lindas!
boas férias
beijinhos

história e arte disse...

oláááá!!!!


que bom ler os seus relatos de viagem... li tudo, e aprendi uma serie de coisas... como sempre que a visito


beijinhos

aguardo impaciente o resto do relato :)

Anónimo disse...

Sensacional!
Eu sabia que iriam gostar.
E sinta-se com força para no proximo ano continuar.