domingo, 19 de dezembro de 2010

Hoje foi a festa de Natal da Associação dos passeios e viagens





















































Hoje partimos de manhã cedo para o Montijo e apesar de ser uma cidade que as pessoas pensam que não tem história nem património, enganam-se. Chegámos e visitámos a linda igreja paroquial, com belas telas maneiristas, em seguida fomos à Misericórdia e acompanhados por um excelente guia da autarquia e pelo nosso admirável guia claro. Vimos a igreja e em seguida o museu, que não é museu, é simplesmente uma sala de exposições, o museu foi desmantelado e agora nas lindas paredes com pinturas murais e tetos de estuque estão encostadas horrorosas secretárias, estantes a tapar as pinturas das paredes e caixotes de cartão encostadas às mesmas. Como é possível que a cidade do Montijo não tenha um museu que explique a antiga Aldeia Galega, a vinda de gente do Algarve para o negócio das cortiças e gente do Norte para o negócio das carnes que explica e muito o que é hoje esta cidade. A mala-posta e o aparecimento e desaparecimento do ramal para transportes de mercadorias. Nada, a não ser uma exposição de Jorge Peixinho, fora do contexto, e se está exposto é porque ele foi um dos maiores vultos da música concreta e é filho da terra.
Fiquei triste, muito triste com a falta de preocupação do poder local pela identidade de um povo.
Vimos um belo exemplar de moinho de maré, com uma boa recuperação.
Almoçámos na Moita, num antigo armazém de depuração de ostras ao pé do estuário do Tejo. A paisagem era deslumbrante e o Tomás até nos chamou para vermos o por do sol que estava lindo.
Dançámos, cantámos e mais uma vez os queridos associados deram-me a mim e ao meu marido lindas prendas, um livro sobre Caravaggio e a mim mais um tinteiro para a nossa colecção de tinteiros. Gosto imenso deles e eles de mim, creio. Fiquei a saber que a Nely vê todos os dias o meu blogue e fotografei a careca do António Luís.
Vou continuar com a comunidade de leitores e vou-lhes passar o trabalho que eu fiz sobre as mulheres em próximas viagens.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá, cá estou eu na minha visita diária, agora que os meus netos já
foram para casa deles e tenho um
tempinho para mim.
Obrigada pelos momentos deliciosos
que nos proporcionou e também por partilhar com a Associação o seu
precioso tempo.
Bem haja.

Néli

anad disse...

obrigada Néli pelas suas palavras. Foi realmente muito bom estar convosco.
Um abraço
Ana

Nilson Barcelli disse...

Fizeste uma boa reportagem.
Querida amiga, desejo-te um Natal muito feliz, na companhia dos que mais amas.
Beijos.