domingo, 16 de janeiro de 2011

De manhã uma comunicação na Universidade Nova à tarde o almoço da Maria Alcina

















O sábado 15 foi um dia muito agitado: de manhã fui apresentar uma comunicação no âmbito da museologia, a convite da vice-directora do ICM. No dia anterior estive em casa da Molc até às três da manhã para organizarmos a mesa redonda. O Victor Mestre foi um querido porque veio trazer-me a casa e no dia seguinte já estava cá às oito da manhã para levar-me à Faculdade. As comunicações foram muito interessantes e fundamentais para os dias de hoje no que toca à investigação e programação museológica. Eu apresentei o meu projecto e segundo a Molc o Benjamim Pereira gostou muito e quer falar comigo. Já tinha anteriormente gostado do trabalho sobre o vinho, pois eu ofereci-lhe o meu livro. É uma honra ter opiniões tão abalizadas como a do Benjamim, ele que é um monstro no mundo da museologia portuguesa. Vou convidá-lo para a inauguração do novo museu. O resto do grupo fez comunicações óptimas, a Molc como sempre e a do Victor Mestre fantástica, é sem sombra de dúvida um dos melhores arquitectos com uma visão antropológica dos lugares e do património que existe em Portugal.
Com muita pena minha tive que sair às 13h porque tinha de ir para o «Faz Figura», restaurante com uma vista fantástica sobre o Tejo que se situa no Bairro de S. Vicente, um bairro lindo de Lisboa, estavam quarenta e tal amigos e familiares da Maria Alcina que fazia setenta anos, mas que parece ter menos dez, tem uma figura óptima e um sorriso lindo. A cabeça toda branca dá-lhe uma elegância extraordinária. A maioria dos convidados eram médicos, médicas, enfermeiras, enfermeiros, pois ela foi durante muito anos professora de Saúde Pública e também foi enfermeira em várias instituições, sempre muito respeitada pela sua categoria profissional, competência e qualidades humanas, não foi de estranhar que entre as suas amigas estivesse a ministra da saúde com quem trabalhou e que não quis deixar de estar presente neste dia tão lindo. Linda também estava ela e foi sempre uma figura muito agradável junto dos seus convidados, estava lá a Pizinha mais o António Luís, a Goreti e o Constantino que gostei imenso de o ver, a Maria Emília e a Antónia que são da nossa associação. Adorei ter estado nesta festa de aniversário tão simpática, junto de uma pessoa tão querida como é a Maria Alcina que quando apagou as velas chamou outros convidados que também faziam anos e apagaram as velas em conjunto..
Depois desci a rua dos Remédios acompanhada de amigos e de um Ferdinando muito simpático que nos mostrou todas as casas de fado vadio para o nosso projecto de fado com o outro grupo de amigos que eu tenho. Enfim tudo do melhor neste dia.

Sem comentários: