quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Que bela impressão me deixaste Aqua Flávia


















Andei ontem por terras de Trás-os-Montes, como eu gosto dos transmontanos e desta região. Tenho mesmo um fascínio por ela. Tenho um projecto para aqui que vai ser muito bom, museológico é claro, depois conto. Adoro ter projectos por várias partes do país. Conheço o meu país de uma forma mais concreta, mais profunda.
Passei por Chaves e adorei, é uma cidade pequena e encantadora e nela encontrámos os vestígios do passado de várias épocas e as características de uma região quer no património construído, quer na gastronomia. Recomendo os autênticos pastéis de Chaves no restaurante típico «O Antigo Pasteleiro». É uma pastelaria flaviense que nasceu naquele lugar em 1862. Tem pastéis para todos os gostos, os mais conhecidos são os folhados de vitela, mas os doces também são muito bons.
O castelo com a sua torre, a paisagem avassaladora das montanhas que a rodeiam, as varandas com recortes, os prédios imponentes, as ruas estreitas e o sorriso das pessoas. A meio do caminho a Maria Alcina telefonou-me e eu disse-lhe: estou próxima da sua terra. Ela ficou radiante e eu vou-lhe contar no sábado quando formos almoçar juntas o que é que eu fui fazer para as terras do Tâmega.

Sem comentários: