sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A 15 de Outubro, mais un ano já cá canta

É verdade, os anos estão a passar sem dó nem piedade. No dia 15 completei mais um aniversário. A estrada vai ficando mais estreita, mas ainda com muitas flores pelo caminho e também alguns escolhos. Telefonaram-me as pessoas que gostam de mim, porque há uma grande diferença entre os tempos profissionais em que era inundada de flores e presentes e os temps de aposentada. Estou hoje com as pessoas que me estimam e isso é mesmo muito bom. Como sempre faço terei vários almoços e saídas para festejar o aniversário até 1 de Novembro. Com a família vão ser três para conseguir conciliar os horários e a presença de todos os netos, porque ao dia de semana é difícil.
Nessa noite de 15 de Outubro fui ao teatro Camões ver o meu filho dançar. O programa começou com a Serenade de Balanchine que é um bailado lindo. Ele fê-lo para as suas alunas e coreografava conforme elas apareciam, por isso há bailados com duas, com quatro ou dez. É um bailado dêco muito intemporal. A seguir o bailado do Lopes Graça foi um dejá vu, e por fim um bailado contemporâneo muito bonito, de Edward Clug, com situações fragmentadas e como disse a minha filha mais velha que nos acompanhou, com sínteses muito bem feitas. Achei-o longo demais por vezes e não gostei da luz inicial, depois o bailado foi crescendo e a música ao vivo no palco deu-lhe uma energia incrível. Claro que o meu menino bailarino foi o máximo.http://www.youtube.com/watch?v=Y9VBs8Apozw
Hoje tenho um outro petisco, vou com os meus cunhados a Alpiarça mandar para o lixo tudo aquilo que o meu sogro acumulou durante anos na quintinha, tal como fizemos na casa do bairro do Arco Cego que só foi entregue ao senhorio no dia 12 deste mês. Têm sido terríveis estas limpezas. Além disso a minha sogra e a irmã dela ambas octogenárias estão doentes, uma gravemente, a minha sogra partiu um braço e está toda ligada. Tivemos que accionar os cuidados continuados de saúde assim como as refeições ministrados pela Cruz Vermelha, com grande qualidade, pedir o apoio de uma vizinha e de uma empregada doméstica. Difícil, muito difícil, quando os idoos são dificéis e não sabem envelhecer com sabedoria. Paciência e caridade, quando resistem a ir para um lar. A tia é amorosa e vamos hoje depois das limpezas em Alpiarça procurar um lar para ela, está mesmo muito doente e não tem ninguém que trate dela, a não ser nós. A minha sogra vai permanecendo em casa e assim que tirar as talas do braço , poderá fazer a sua vida normal. A velhice nos nossos dias é uma situação muito dolorosa e não há dúvida que quem não plantou durante a vida os canteiros necessários de afectos, tem muito pouco para colher no fim da existência. Quem só pensou em si e viveu obcecada por si, dificilmente terá a atenção que desejaria. Como é difícil gerir isto tudo.
Ontem iniciou-se o novo mestrado de Museologia e Museografia, na FBAUL. Fomos apresentados aos nossos alunos e o grupo é simpático. Como sempre vou dar «Comunicação em Museus» e procurarei ser o mais criativa possível. Até ao fim do ano serei arguente de uma tese de Museologia na Universidade Nova.
Enfim muita coisa, para quem já fez mais um ano e ainda está com uma vida muito acelerada contrariando os objectivos de vida calma e soft após a desejada aposentação.

2 comentários:

gaivota disse...

parabéns! imensos parabéns por ti, pelo teu menino, e pelo dia que foi grandeeeeeeeeeee
tive uma tia que também completava anos nesse mesmo dia...
tudo de bom, sempre, para ti
beijinhos

Pé na estrada disse...

Muitos parabéns atrasados!!
Muito obrigada pela visita e elogio ao blogue. Tenho realmente muito gosto em colocar por lá coisas que me agradam.
Um beijinho
CC