quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fui até Santarém, Lisboa e Abrantes, voltei para a Parede e tudo ficou como dantes...tururururu


Fui visitar Santarém. Revisitei quatro lindas igrejas a da Misericórdia, a de Marvila, a da Graça e a de S. João de Alporão onde o está instalado o museu que hoje está mais limpo, já não parece um armazém de pedras. A igreja da Graça com o túmulo de Pedro Álvares Cabral, tão amado pelos brasileiros, mais do que Vasco da Gama, que quase não tem importância para eles. De uma das vezes que estive no Brasil, senti como o Cabral é amado pelos brasileiros. A igreja da Graça de gótico mendicante é das mais lindas igrejas portuguesas do género. Depois visitámos também a Biblioteca de Anselmo Braamcamp Freire. Que bela colecção de espécies literárias e pictóricas. Vi três lindos quadros de Tomás d'Anunciação. Lamento que Santarém só tenha aquela biblioteca pública, sendo capital de distrito já devia ter muitas mais e aquela deveria ser só para o especial legado de Braamcamp Freire. O Presidente resolveu a questão da praça de touros (acho horrível) e não liga muito à cultura, onde é que está um museu com a história tão rica de Santarém? Para angariar votos responde-se aos desejos mais comezinhos da populaça. Toiros, qu desgraça e que demagogia. Odeio corrida de toiros.

Abrantes foi mais uma vez uma visita para revisitar o projecto do novo museu, graças a Deus que ganhou o partido que concorda com o projecto, pois se fossem os velhos do Restelo (apaniguados da Manuela Ferreira Leite) lá se ia um tão importante projecto por água abaixo.

E depois voltei para baixo, passei por Lisboa e voltei à minha Parede. Revisitar Portugal é um dos meus objectivos até morrer...

1 comentário:

gaivota disse...

e que belo passeio! aproveitar os dias enquanto estão bonitos e apetece mesmo "arejar"
boa reportagem!
também terei que ir um dia destes à Parede...
beijinhos