segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Maravilha.....






















Iniciei a formação no Baixo Alentejo com maravilhosas mertolenses. Eu tenho uma enorme costela mertolense, porque já descobri que o meu avô materno, os meus bisavós maternos e paternos são de lá. Adoro aquela gente. Aliás adoro os alentejanos e se um dia conseguir vou ao litoral na passagem para Mértola conhecer as minhas amigas on-line que lá vivem.
A formação foi interactiva e elas responderam lindamente, são queridas e entusiasmadas. Apesar de formações literárias diferentes integraram-se muito bem nos grupos. Falámos de objectos, de memórias, de partilha e de organização de actividades. Integro nos meus power-points experiências de outras amigas com quem eu aprendi tanto: Susana Gomes da Silva, Sara Barriga e Rita Canavarro e sempre a minha componente das comunidades, cada vez mais refinada, com experiências fabulosas. Todas trouxeram um objecto ao qual estivessem afectivamente ligadas e uma delas a Bia trouxe um porta-chaves feito por ela, num dia em que não tinha nada para fazer: numa simples argola de enfiar folhas ela colocou um minúsculo cestinho feito de um caroço de azeitona e dessa conjunção nasceu um porta-chaves. Imaginação mertolense posta à prova
Vou continuar com este grupo mais três semanas e depois com outro quatro semanas. Aproveito e entro por esse Alentejo maravilhoso com as suas paisagens verdes, com as ovelhas campaniças. Eu já me sinto campaniça. Fui até ao Arquivo Distrital de Beja e encontrei lá uma Olinda, espectacular funcionária que me vai ajudar a descobrir mais parentes alentejanos. Almocei num restaurante que recomendo «O Pulo do Lobo» e para terminar tenho a dizer o seguinte: se a minha filha mais velha não me levasse e não me trouxesse no seu carrinho até lá, eu não conseguia fazer esta formação. Obrigada minha filha.
Da nossa residencial víamos o Guadiana. Muito bom.
No domingo estive em Lisboa com os meus netos e a reviravolta na minha vida está quase a acontecer, aguardem amigos e amigas.
Ah já me esquecia, acabei de rever os textos para o futuro museu. Está quase a abrir. Surprise, surprise.

2 comentários:

Anónimo disse...

Miga campaniça cada vez nos estais fazendo mais cobiça...

Adesarma-te de tanto enredo que
até me deixas com medo...

Bêjos
Manecas

Anónimo disse...

Bom dia Sra Profª, já algum tempo que não falamos, tenho tantas novidades, estou muito feliz que esteja no Alentejo, vê-se que está contente, já vi pelas fotos que a Ligia tmbém está no grupo.
Bom trabalho, estou desejoso de saber as novidades do novo Museu.
Milhões de beijinhos da filha museológica que a adora e que a estima muito, obrigado por fazer parte da minha vida....
Marta Alpiarçoila