quarta-feira, 6 de julho de 2011

Comemoração familiar na nova casa

As festas de anos em minha casa a partir da mudança modificaram. Hoje o meu marido faz anos e à noite faço o jantar com a família mais alargada e no sábado ao fim da tarde com a família nuclear, com os meus netos, filhos, filhas, genro e noras.
Cada vez me apetece mais fazer comemorações diferentes, mas os meus interesses nem sempre coincidem com os dos restantes. Para mim o ideal era fazer um passeio a um sítio muito agradável e em contato com a natureza fazer um piquenique e todas as gerações conviviam em plena liberdade. Cada vez gosto mais dos eventos familiares criativos, diferentes. Eu necessito dessa mudança de estratégias nas festas familiares, mas é difícil, a logística, etc.
Gosto muito da atitude dos educadores e encarregados de educação do colégio do meu neto: a relação intensa com a natureza, piqueniques conjuntos com os pais e educadoras, convívio são numa relação simples com o ar puro, o verde, a simplicidade. Esta escola está influenciada pelo «Método Montessori ou pedagogia Montessoriana (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade).

Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade. Enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento»

Gostaria muito de ter esta simplicidade nas festas familiares, sempre que possível. Uma relação entre o cultural e o ambiental. Mas isto são os meus desejos e o todo é que interessa, mas no que toca a mim sempre que for eu a decidir farei estes eventos e estou desejosa que os meus netos cresçam e eu esteja viva para fazer programas variados: uma vertente cultural, outra ambiental e comida simples. Podem ser programas curtos mas com um objetivo: em cada um deles se aprenda pelo menos uma coisa nova.

Sem comentários: