quarta-feira, 13 de julho de 2011

Entrevistas, entrevistas.....

Hoje a Maria, o João e o Joseph vieram buscar-me, já eu tinha ido ao cabeleireiro, claro. Depois fomos almoçar em Setúbal, comi sardinhas muito boas, como sempre são nesta cidade, a seguir seguimos para o museu do arroz para ser entrevistada pela TVI e pela Antena 1. Foi bem bom. Entrevistadoras simpáticas e muito bom ambiente. Em duas semanas o museu já recebeu 700 visitantes . Vai de vento em popa. Visitem o museu do arroz da Comporta.

Comporta inaugura museu dedicado ao arroz

Desactivada há duas décadas, a antiga fábrica de descasque de arroz da Herdade da Comporta, em Grândola, num edifício dos anos 50, abriu ao público como espaço museológico dedicado a este cereal, um ícone da região. É no mesmo complexo onde se situa um célebre restaurante local, precisamente chamado Museu do Arroz.

Ana Duarte, responsável pelo programa museológico do Museu do Arroz, explicou à Lusa que todos os elementos expostos funcionam como um "puzzle, que se vai juntando para fazer a leitura do museu", repartido por três pisos. Há uma cronologia histórica da herdade, é feita uma introdução ao processo de descasque do arroz - com toda a maquinaria envolvida, mostram-se infografias, textos, fotografias e vídeos ou, claro, instrumentos das oficinas associadas à herdade.

A fábrica de descasque de arroz da Herdade da Comporta foi construída em 1952, tendo funcionado durante cerca de 40 anos. Uma parte foi reactivada para acolher o restaurante Museu do Arroz, que continua em funcionamento.

Horários: Terça-feira a Domingo (Encerra à Segunda-feira) das 10h00 às 13h00 | das 14h30 às 19h30.

Sem comentários: