segunda-feira, 4 de julho de 2011

O meu livro foi lançado e o padre Milícias disse umas palavras















O meu livro foi finalmente lançado e nesse dia houve imensas atividades: um pequeno concerto com temas de Piazzolla, uma exposição com quadros de Isabel Nunes e um retrato do seu avô que foi comandante dos bombeiros, à noite outro concerto de câmara e fados, no dia seguinte uma sessão solene onde eu fui condecorada com duas medalhas de ouro: uma da parte dos bombeiros que pediram autorização à Câmara Municipal de Cascais para o fazer e outra da Liga nacional dos bombeiros voluntários por serviços distintos a favor dos bombeiros. Fiquei agarrada à cadeira pois fui completamente apanhada de surpresa. Meu Deus, medalhada duas vezes no mesmo dia é demais.

Tenho um livro em minhas mãos

- Poema dedicado à autora de

Os Bombeiros de Carcavelos e a sua Freguesia,

Ana Duarte Baptista Pereira

tenho um livro em minhas mãos

companheiro de viagens

alfombre dos meus afectos

e voz de muitos irmãos

colho das letras miragens

os meus passos predilectos

que são voos de albatrozes

e em cada página branca

nasce um sonho-testemunho

que me traz consigo as vozes

ouvidas na feira franca

das verdades que eu empunho

tenho um livro em minhas mãos

solidário companheiro

pássaro azul que esvoaça

sombra nos tempos malsãos

ele aí está altaneiro

a trazer-me a vida à praça

página a página erguido

a pulso o livro se arvora

companheiro em contratempo

e vai por ele destemido

em busca de nova aurora

na desmesura do tempo

daqui um cantar de amigo

dali um breve romance

decerto um certo pulsar

mais perto ser um abrigo

ou companheira que dance

numa noite de luar

mas sempre a lançar-nos asas

no dia-a-dia de enredos

num esconso - nalguns vãos

e no mar de marés vazas

contra o frio contra os medos

ter um livro em minhas mãos

um livro de vidas feito

de incontáveis bravuras

de indizíveis prazeres

dos viveres a que me ajeito

das mil e uma aventuras

que são da vida os saberes

um livro sem ter limites

por afectos - decorrências

suor e sangue dos chãos

se à vida espero que grites

num limiar de emergências

tenho um livro em minhas mãos!- Jorge Castro

01 de Julho de 2011



Sem comentários: