domingo, 25 de outubro de 2009

Hoje a minha neta mais velha fez três anos




Hoje a minha querida Francisquinha fez três aninhos e convidou todos os amiguinhos da antiga creche, porque este ano mudou de colégio e ainda não teve tempo suficiente para travar amizade com os meninos e meninas e os seus pais da nova escola, a fim de os trazer ao seu aniversário. Amanhã apagará um bolo de velas na sala de aula.
Hoje o tema foi Branca de Neve e estavam todos muito entusiasmados, os pais amorosos , o bailoço não teve descanso nem o escorrega, mas foi um dia em cheio para a Quica e para todos. Os meus filhos estiveram cá e foi bom celebrar em conjunto mais um ano de uma vida que tem tanto caminho pela frente.
Agradeço a Deus aquilo que tenho, ao meu Deus, àquele com quem eu converso e agradeço o que me dá em cada dia. A propósito de Deus, recordo a polémica desta semana acerca de Saramago e do seu livro Caim. O Saramago tem todo o direito de ser ateu, de escrever o que quiser, mas não tem direito de adjectivar de uma forma tão irada e amargurada a fé das pessoas, ele é inquieto e há qualquer coisa que não bate certo, tem um desejo de afirmação desmesurado e não resolveu problemas de infância ligados com a fé, com o pai e «bate» em Deus, como se da figura paterna se tratasse. Que a igreja enquanto estrutura cometeu muitos erros, toda a gente sabe, que ainda os comete também não é novidade, mas a Biblia é um conjunto de histórias, escritas por muitos homens durante muitos anos e a leitura tem de ser simbólica e não literal, como ele quer. Eu comprei o Caim e vou lê-lo, mas não há dúvida que cada vez mais é terrível conhecer ou ouvir falar um escritor de quem se gosta, a desilusão é grande, é preferível ler só a obra e nem saber quem é o escritor em termos fisicos e desconhecer também a sua verborreia televisiva ou jornalistica. Este Saramago é um homem acabado, duro, intolerante e de comunista já tem pouco e afinal não precisa de tanta publicidade, ou será que se julga um novo Deus que vem esclarecer os ignorantes, acompanhado de uma «eminence grise» que se chama Pilar del Rio, que pasmem já tem o nome de uma rua na Azinhaga, terra natal de Saramago. Ele tem uma estátua, o nome de uma praça, uma Fundação e mesmo assim não lhe chega.
E afinal hoje é o dia de anos da minha neta e desejo para ela, que seja uma mulher decidida, tolerante e respeite as crenças e a fé de cada um.

1 comentário:

gaivota disse...

a branca de neve é sempre uma das imagens principescas para as nossas meninas...
parabéns à Francisca pelos seus 3 aninhos, desejo que tenham passado um dia muito feliz
beijinhos