sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Eu sou a avó e ao mesmo tempo a mãe da Gigi


A minha cadela chama-se Windy, mas a minha neta chama-a de Gigi. Ontem quando lhe telefonei, falei-lhe como avó e depois quis fazer de Gigi, mas a minha filha achou graça dizer -lhe que estava ao telefone a mãe da Gigi. Ela veio e disse olá, eu não sabia o que devia fazer e pus-me a imitar um cão a ladrar. Ela do lado de lá da linha, um pouco espantada certamente, dizia «está a ladá-lhe» e eu desenfreada «aú, aú, aú».
São momentos como estes que me enchem de alegria, sinto-me criança «estou a brincar». Eu gosto muito de brincar e sair. Estou desejosa que ela cresça para fazermos programas juntas, já que agora há tantas ofertas nas instituições culturais, mas muito só a partir dos quatro anos. Quando estou a tomar conta dela sou uma avó a tempo inteiro e como sempre trabalhei e tenho uma empregada todos os dias, brinco com ela com várias actividades e não a convido para ajudar nos trabalhos domésticos, pois não os estou a fazer. As oito horas que passa comigo quando vem são de tal maneira variadas que devo confessar que fico de rastos. Ora vejam, de entrada o filme a pequena sereia, só um bocadinho, a seguir pinturas que ela gosta muito, depois baloiço, escorrega ou brincar na casinha faz-de-conta, depois almoço e tiro a fralda ou sento-a no bacio, depois dormir, se bem que ela me diz logo depois de almoço «ó ó, não». Dorme depois de alguma luta 1h e 30m a duas horas. A seguir vai lanchar, tira a fralda ou vai para o bacio e depois fazemos desenhos, construções, legos e leitura de livros voltando à pequena sereia ou ao programa Baby TV, um programa inglês para bébés que é óptimo. Chega finalmente a hora da musica: toca instrumentos e canto imensas canções várias vezes, tudo com a «Gigi» pelo meio e termina a sessão tirando todas as recordações que a avó trouxe dos países por onde andou da mesa. Esta é uma sessão quando eu tomo conta da minha neta.
Até agora não tem ligado muito a bonecas, apesar de eu lhe ter comprado uma caminha e dois bonecos, gosta mais de actividades reflexivas ou artísticas. Quando a minha filha chega para a buscar eu descanso e desligo um pouco, injustamente é certo, pois a profissão dela é de muita responsabilidade, provocando imenso stress, mas eu estou completamente exaurida, o que não quer dizer que não esteja feliz.

2 comentários:

gaivota disse...

a minha princesinha/neta maria que tem 3 anos adora a sereia... sabe a história de frente para trás e de tràs para a frente...
bom fim de semana
(é tão bom ficar exaurida ao fim ded um dia assim...)
beijinhos

Isabel Victor disse...

A Francisca é uma neta princesa. Que bom ...

Um beijo para ti Ana, mas também para para a mãe Isabel


*** **


iv