terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Na semana que passou


Na semana que passou assisti a dois espectáculos de que gostei muito. Em primeiro lugar o Quebra Nozes, no teatro de S. Carlos, no qual o meu filho mais novo dançava o papel principal. A sala estava cheia de famílias com crianças e a versão do coreógrafo permitiu que imensos estudantes do conservatório entrassem no bailado, crianças a ver outras crianças a dançar, o que foi muito pedagógico e interessante. O Armando jorge foi justamente condecorado pelo Presidente da República, depois de ter estado tanto tempo à frente desta companhia e ter sido seu fundador.
O outro espectáculo foi em Alpiarça, numa sessão onde foi apresentada a candidatura do QREN para recuperação dos Patudos, a nível do edifício e da reprogramação do Museu, equipa da qual faço parte e terminou com um espectáculo de trechos de ópera para concerto «Homenagem a G. Puccini», pelos Solistas Ibéricos, grupo de sopros e pelo barítono Luís Rodrigues, pelo tenor Pedro Chaves e pela soprano Sónia Alcobaça que foi uma verdadeira surpresa, uma voz fantástica, uma jovem promissora. Eu às vezes fico parva com coisas que se passam no nosso país, o ano passado fiz uma assinatura para os espectáculos de ópera do S. Carlos e foram entregues os papéis principais a cantores estrangeiros, de segunda categoria que foram alvo de inúmeras críticas. Como é possível isto se temos jovens de imensa categoria? Qual o apoio que o Estado Português dá aos nossos artistas?
O narrador Jorge Rodrigues foi eloquente, pedagógico e despertou para o prazer deste tipo de música um público fora dos meios citadinos. O pianista Giovanni Andreoli acompanhou muito bem este espectáculo. Fiquei particularmente comovida com a interpretação de «Visse d'arte, Visse dámore» da ópera Tosca de Puccini, por Sónia Alcobaça.
Ver sobre a Companhia Nacional de Bailado em http://www.cnb.pt/

2 comentários:

Ana Camarra disse...

Adoro o Quebra nozes!

Anónimo disse...

Cempre certa nas suas opiniões.
E que belíssimas músicas que postou no seu blogue.
Vir ao seublogue, para mim, é quase como fazer um retiro espiritual.