segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

* Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras. (Cícero)


Há longos anos que eu passo o fim de ano em casa. Cerca da meia-noite, subimos para um banco, com doze passas numa mão e uma nota na outra e formulamos desejos, Para 2009 só desejo saúde e paz para toda a minha família.
É tão dificil encontrar a paz total. No mundo e nas famílias.
O ano de 2009 chega e instala-se e eu não sei o que me espera, mas o que for eu esperarei com tranquilidade e toda a coragem do mundo.
Tenho os filhos criados e os netos a nascer. Já escrevi livros e plantei árvores, só não plantei em algum dos casos as flores inóquas de uma vida sem sobressaltos. Já pouco me resta do que viver e esperar, com uma alegria interior o que Deus ainda tem para mim.
Deus para mim representa para mim um acompanhamento diário, eu sinto a presença Dele em toda a parte e falo com Ele várias vezes, peço-Lhe coisas, bem estar para os meus filhos e netos, para os meus amigos e amigas conhecidos ou não, pelos que sofrem em todo o mundo. Vejo-O na natureza e na beleza que o homem cria. Nem sempre estou de acordo com a Instituição Igreja, mas também não a frequento em termos de grupos organizados para isto ou para aquilo, simplesmente vou à igreja quando me apetece e aceito com tolerância as opções religiosas dos outros. Até tenho uma grande simpatia pelo Budismo, mas eu tenho uma cultura cristã e é nela que me sinto confortável. Já cometi excessos de fanatismo político ou religioso em circunstâncias diferentes, por razões muito concretas e justificáveis, mas também recuperei a estabilidade de uma vida sem compromissos religiosos ou políticos. Eu nunca caminhei por um caminho certinho e sem pedras, cheio de relva e flores coloridas, caminhei algumas vezes por esses caminhos, sim caminhei, mas quase sempre aqueles que escolhi foram troços laterais cheios de penhascos, ravinas e precipícios, que eu consegui ultrapassar com arranhões, feridas e esforço desmedido.
E hoje aqui estou depois de 41 anos de trabalho esforçado, com horários, chatices, opções erradas, opções certas, dando o meu melhor. Hoje aposentada, aos 63 anos, ainda trabalho, mas sem horários, voluntariamente por vezes, outras vezes recebendo honorários, fornecendo aos outros a experiência profissional adquirida ao longo dos anos.
Isto tudo a propósito do novo ano que se aproxima.

4 comentários:

Anónimo disse...

Querida

O novo ano deu pano para as mangas...e o que sobejou,ainda deu para o fôrro.Tá muito bem costurado o teu casaquinho novo;é tamanho extraXXXXL que é para caber muita gente lá dentro.Já percebi isso miúda.Mantém-te na costura querida Ana.Tens um grande futuro assegurado.
Se não te importares,irei apanhando algumas linhas do chão e uns quantos alfinetes...Também me ofereço para dar uns pontarecos aqui ou ali,embora saiba que o dedal e eu jamais formaremos um par romântico...
Daqui de cima,com um dia lindo e um calorzinho inesperado,segue por correio expresso o meu caloroso abraço.
Dri

Humildemente,a tua proponente futura ajudante

- Moisés Correia - disse...

"A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma bênção de Deus".

" UM FELIZ ANO DE 2009 "

Isabel Victor disse...

Tudo isso e muito mais ...

A vida é uma montanha. Esgotamo-nos, como Sísifo, na vertigem da escalada.

Ana, votos de um novo ano pleno de felicidades. sereno. luminoso


um beijo




iv

gaivota disse...

anad, minha amiga, neste último dia do ano benho desejar-te tudo de bom para este que vai entrar dentro de horas, com muita paz e saúde, muita luz, alegria e amor
feliz ano novo!
beijinhos