segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como eles se apoiam. Qual transparência? A mesma de todas as acções do BPN....



'Caso Relvas' será esclarecido "com transparência", diz Cavaco

"Estou convencido de que tudo acabará por ser esclarecido e com a devida transparência". Foi assim que o Presidente da República, de visita a Singapura, comentou o caso que envolve o ministro Miguel Relvas e o jornal "Público".

8:51 Segunda feira, 28 de maio de 2012
Última atualização há 14 minutos

Cavaco Silva em visita de Estado a Singapura
Cavaco Silva em visita de Estado a Singapura
Stephen Morrison/EPA
O Presidente da República, Cavaco Silva, disse hoje, em Singapura, estar convencido que o caso que envolve o ministro Miguel Relvas e o jornal "Público" "acabará por ser esclarecido com a devida transparência", escusando-a a fazer mais comentários.
"A mais de 15 mil quilómetros de distância, as polémicas que lá correm [em Portugal] chegaram aqui de forma imprecisa. Estou convencido de que tudo acabará por ser esclarecido e com a devida transparência, mas não devo acrescentar mais nada", afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita de Estado que está a realizar a Singapura.
Questionado sobre se considera que tem faltado transparência ao processo, o Presidente português reiterou que não deve acrescentar "mais nada sobre este assunto".

"Pressão inaceitável"


O caso começou dia 18 deste mês, quando o conselho de redação do Público afirmou que o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares tinha ameaçado queixar-se ao regulador do setor, promover um blackout de todos os ministros ao jornal diário e divulgar na internet dados da vida privada de uma jornalista, se fosse publicada uma notícia sobre o caso das secretas.
A notícia pretendia evidenciar "as incongruências" das declarações do ministro no Parlamento, sobre o caso das secretas, mas acabou por não ser publicada.
Mais tarde, o "Público" noticiou que Miguel Relvas pedira, nesse dia, desculpa ao jornal, depois de a direção ter feito um protesto por "uma pressão" do governante sobre a jornalista que acompanha o caso das secretas. O pedido de desculpas foi feito no mesmo dia em que o gabinete do ministro refutou a denúncia do conselho de redação do "Público".
Após as respetivas audições na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a 24 de maio, o ministro reiterou não ter exercido qualquer pressão sobre a jornalista do "Público", enquanto a diretora do diário, Bárbara Reis, voltou a afirmar a existência de uma "pressão inaceitável".


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/caso-relvas-sera-esclarecido-com-transparencia-diz-cavaco=f729061#ixzz1wAqLeel0

Sem comentários: