domingo, 6 de maio de 2012

O poema para mim mais belo de todos os tempos dedicado à Mãe:

MÃE 
Poema de Almada Negreiros(1893-1970) 
Poeta e artista plástico do Modernismo português 

Mãe! Vem ouvir a minha cabeça a contar histórias ricas que ainda não viajei! 
Traz tinta encarnada para escrever estas coisas! 
Tinta cor de sangue verdadeiro, encarnado! 
Eu ainda não fiz viagens 
E a minha cabeça não se lembra senão de viagens!
Eu vou viajar.
Tenho sede! Eu prometo saber viajar.
Quando voltar é para subir os degraus da tua casa, um por um.
Eu vou aprender de cor os degraus da nossa casa.
Depois venho sentar-me a teu lado.
Tu a coseres e eu a contar-te as minhas viagens, aquelas que eu viajei, tão parecidas com as que não viajei, escritas ambas com as mesmas palavras.
Mãe! Ata as tuas mãos às minhas e dá um nó-cego muito apertado!
Eu quero ser qualquer coisa da nossa casa.
Eu também quero ter um feitio, um feitio que sirva exatamente para a nossa casa, como a mesa. Como a mesa.
Mãe! Passa a tua mão pela minha cabeça!
Quando passas a tua mão na minha cabeça é tudo tão verdade!

Sem comentários: