terça-feira, 8 de dezembro de 2009

E foi um dia em cheio


Foi um dia em cheio com todos os meus netinhos à volta de mim. A Margarida foi baptizada e o almoço em casa do meu ex-marido, avô da baptizada foi muito simpático. Estavam todos as avós e avôs e diga-se de passagem que hoje com as famílias alargadas são muitos, mas felizmente no nosso caso convivem cordialmente. Nem sempre os casais separados necessitam de serem amigos de encontros frequentes, mas têm de ter em atenção os filhos em comum, por isso o esforço de uma convivência civilizada é fundamental. Para mim nem sempre foi assim, levei tempo a recuperar a harmonia na minha vida, mas passou e hoje a situação é normalíssima.
A vida como eu tenho repetido muitas vezes é feita de cumes onde se respira ar puro, vales verdejantes ou então estradas escuras cheias de curvas e manhãs de céu plúmbeo. Eu tenho passado por tudo isto e vou-me aguentando, cada dia com a força que Deus me dá e a fé que eu tenho Nele. Sim eu sou uma mulher de fé. Como já disse o meu Deus é um Deus especial, com quem eu falo, a quem eu peço, e na natureza encontro-me verdadeiramente com ele, assim como dentro de uma igreja. Não sou uma católica certinha, sou uma católica à minha maneira. A instituição igreja tem muitas lacunas e eu não gosto de grupos de igreja, posso contribuir financeiramente através dela se a obra é interessante, gosto de fazer retiros espirituais quando eu sinto necessidade de me isolar e o local e orientação do retiro me agrada, posso ir à missa todos os dias, como posso estar meses sem ir. Vivo a minha fé como eu a sinto verdadeiramente, sem mestres nem obrigações. Os credos de cada um pertencem à vida íntima de cada um. Rezo quando quero e como quero, gosto de ouvir bons cânticos, boas homílias, concertos nas igrejas e pessoas sãs. No dia 31 quando estiver em Paris vou certamente a algumas igrejas, gosto de estar ao pé de pessoas que rezam noutras línguas, tal como fui a igrejas ortodoxas na Rússia e rezei. Eu sempre achei que sou ecuménica, porque para mim Deus está em qualquer templo, oceano, montanha ou numa simples rua do planeta e ainda no olhar de uma criança. Hoje estou feliz.

Sem comentários: