quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A jarra da Bilocas...


Chama-se Anabela e eu trato-a por Bela e os meus filhos por Bilocas, começou aos treze anos a trabalhar numa fábrica de conservas, teve uma vida muito dificil. Há vinte e poucos anos que veio para minha casa ainda em Setúbal e quando mudei para Cascais veio comigo e depois seguiu-me para a Parede. Levanta-se às 6h da manhã para entrar cá em casa às 8h e 40m. Sai às 14h e 45m porque eu tive pena de ela sair às 17h e 30m, morando tão longe. Às vezes faz umas horas extraordinárias e fica até às 16h ou 17h, mas é raro. Conhece os meus filhos de pequenos e gosta muito deles. Não é de maneira nenhuma uma empregada exemplar no que diz respeito ao trabalho que realiza. Cozinha bem poucas coisas, engoma com algumas deficiências, faz muito razoavelmente limpezas, trata muito bem do jardim e da minha cadela, fala até com ela. Sim é verdade, a minha empregada tem monólogos com a minha cadela. Faz muito bem recados e mal arrumações, mas é leal e posso deixar com confiança a minha casa nas mãos dela.
Não se pode ter tudo na vida.
Hoje teve um gesto muito bonito, como sabe que eu adoro objectos dos anos 30 a 50, trouxe-me uma jarra da avó do marido, e eu agradeci e coloquei-a na minha secretária. É a jarra da Bilocas.

1 comentário:

história e arte disse...

Olé :) que bela jarra a da Bilocas... na minha secretaria não tenho nenhuma jarra mas tenho tambem a historia de arte sempre à mão e também impera um certo desalinho como na sua... q engraçado, como somos todos tão identicos ;)

então vem às profundezas transmontanas precisamente no mês mais duro... sim senhora, que corajosa, não se esqueça de trazer todas as roupas quentinhas... à parte do frio é uma época muito bonita, as cores de inverno, não são tão brilhantes como as de outono, mas são igualmente poéticas e vai adorar tenho a certeza!!

fico muito contente por finalmente poder conversar consigo sem ser pelos metodos virtuais, cá a espero!!

até breve

beijinhos