sexta-feira, 10 de outubro de 2008

E finalmente um dos últimos edifícios de Barcelona «O supositório ou o Pepino»


«A torre, desenhada pelo francês Jean Nouvel e de propriedade da Companhia de Águas de Barcelona, foi um projeto ousado e controverso. É um arranha-céu de concreto com um topo arredondado e uma fachada de vidro. Nouvel disse que a torre foi desenhada para refletir a mentalidade catalã: o concreto representa a estabilidade e a severidade; o vidro, a abertura e transparência. Com 144 metros, é o terceiro maior edifício de Barcelona (ficando atrás apenas das duas torres olímpicas) e possui um pouco menos de 4.400 janelas multiformes. Surpreendentemente, não tem ar condicionado: as janelas deixam a brisa se encarregar da renovação do ar. Nouvel citou Gaudí como inspiração para a fachada multicolorida – há quatro mil luzes que mudam de cor durante a noite –, que já polarizou a opinião pública e que hoje domina a paisagem do bairro.»

3 comentários:

Anónimo disse...

Ai Anad. Desculpa a minha parolice. Não gosto nada dessa c.o.i.s.a!... Lembra-me uma ogiva nuclear, mas não desdenho do supositório ou do pepino. Qualquer deles se sentiria aí muito bem.
Agora o que posso acrescentar à minha primeira impressão é que esse edifício possui uma fealdade honesta. Isto se me for permitido usar esse adjectivo nesse contexto.
Pelo menos, é de certeza, uma feiura envidraçada. Aí não há como negar...
Fica bem. Bom fim de semana.
Aqui vai um bisado beijo gordo de uma magra.
Dri

Isabel Victor disse...

Algo fálico :))


Provocatório. Essa das luzes é que é complicada em tempo de crise.

Mas ...


não sei.


______________ lá irei um dia ...



Beijo, Ana


iv*

Isabel Victor disse...

Agora lembrei-me que Jean Nouvel, tb é o Arquitecto do famoso Museu du Quais Branly, em Paris, que visitei há dois anos e me deixou profundas inquietações. Um museu do "exótico" em pleno sec XXI, mesmo ao lado da torre eiffel ...

uma arquitectura oca de sentido.


iv*