quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Ontem tive um belo serão e à meia - noite cantaram-me os parabéns a você....


Ontem fui jantar a casa de uma proprietária das quintas produtoras de vinho de carcavelos, que foi uma das minhas melhores colaboradoras, assim como o seu filho, na investigação que eu realizei sobre este tema e que deu origem um livro, uma exposição, um catálogo e um livro pedagógico.
Esta grande senhora convidou os seus filhos e o seu advogado, além de mim e do meu marido, para nos agradecer tudo o que durante estes dois anos tínhamos feito em favor da família. Sensibilizou-me muito esta senhora que casou com um descendente directo de D. João VI e que teve no seu casamento cabeças coroadas da europa, inclusivé o rei de Espanha quando era jovem e estava exilado no Estoril
Que mulher sábia e de uma simplicidade harmoniosa, que encanta quem com ela trava conhecimento, é daquelas pesssoas que gostam genuinamente de pessoas, de afectos e é sobretudo uma mãe, avó e bisavó excepcional.
Às 24h00, do dia 15 de Outubro, surpreenderam-me com um pequeno bolo e uma vela e cantaram-me os parabéns. Sim os parabéns pelos meus 63 anos. Quando se chega a esta idade já não é para celebrar. Vou passar um dia calmo e no dia 17 à noite vou festejar num jantar intimo com os meus filhos, genro, nora, a minha neta e o meu futuro neto que está ainda na barriga da mãe.
A minha querida amiga Manus foi das primeiras a enviar-me uma mensagem de parabéns e os meus filhos e amigos antigos têm telefonado. Fazer anos hoje já não representa o que era antigamente e também nos mostra o que é que cada um de nós representa para os outros na sociedade, consoante o cargo que temos na altura. Quando eu era directora de serviços tinha as jarras a abarrotar de flores e as lembranças acumulavam-se na secretária. Passa o cargo e ficam os melhores, aqueles que se lembram de nós, com cargo ou sem cargo, essa é a seiva da vida e é com esses que interessa estar.

7 comentários:

lisse disse...

Num dia cruzamo-nos. Num outro perdemo-nos...
Mas porque o tempo não mata tudo na memória, eu sempre soube que este era o teu dia de aniversário. Guardei-o ao longo da vida...
E tinha decidido, dar-te os parabéns, antes de ler as tuas palavras. Já tinha estado aqui, antes delas estarem.

Parabéns Ana!
e que o teu dia se encha do calor dos afectos. beijinhos

o Reverso disse...

hoje cheguei aqui por acaso. vi que faz anos. para si os meus parabéns. tudo bom.

história e arte disse...

Carissima!!! Muitos Muitos Parabéns!! é claro q é para celebrar!!! e estou segura q o fará de uma maneira belissima, pois se vive e espalha beleza na celebração da sua existencia de certeza q esta não faltará!!
hoje brindo por si!! :)

ps. obrigado pelo post, bem-haja pelo apoio e ânimo, sabe tããããooo bem!!

beij

Anónimo disse...

Muitos parabéns!
Gostamos muito de ti!

Cereja e Cerejinha

Anónimo disse...

Querida Anad; parece que cheguei tarde para os parabéns... mas o carro vassoura também tem a sua função, não achas?
Por isso, tarde mas bem e de boa vontade, aqui me tens a louvar-te como é da cartilha. Parabéns, nunca paramales. Certo? Certo!
Beijo carinhoso
Dri

Isabel Victor disse...

Parabéns ! :))


"Azul ao longe" que se faz perto...
na nossa memória. no património comum das nossas vidas.

Gostei ...


Bj*


iv

gaivota disse...

muitos parabéns!
tudo de bom na tua vida, te desejo
beijinhos