quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ontem fui a Alcobaça.


Ontem fui a Alcobaça convidada pelos meus queridos amigos Graça Bessa e António Rodrigues, fundadores há 18 anos da CêDêCê, Companhia de Dança Contemporânea, uma das melhores do país e há 28 anos formaram uma Academia de Dança Contemporânea com plano de estudos próprio idêntico a um conservatório em Setúbal. Por toda a Europa e por todo o país estão espalhados bailarinos formados pela Academia que ainda hoje está em Setúbal, apesar de eles terem saído, eles deram a cana e ensinaram a pescar, como diz o provérbio chinês. Apresentaram ontem uma colectânea de obras escolhidas, das 157 obras em estreia absoluta realizadas por 55 coreógrafos ao longo destes anos de trabalho árduo. O meu filho foi formado na escola destes dois antigos bailarinos do Ballet Gulbenkian - 1ª. geração do Walter Gore, o escocês que trouxe uma lufada de ar fresco a Portugal tal como a Graça e o António a Setúbal e ao país. Saídos de forma injusta de Setúbal, terra madrasta para quem lhes faz bem, não o povo, mas infelizmente os políticos que têm governado o concelho, sediaram-se em Alcobaça e na comemoração destes 18 anos, não se esqueceram de mim e convidaram-me para eu fazer uma palestra no Cine-Teatro no intervalo do espectáculo, para eu falar da minha experiência com eles em Setúbal. Foi muito emocionante. Fiquei lá de um dia para o outro e foram conversas longas e profundas e espectáculos lindos, para adultos e crianças. Dormi num hotel que dava para o mosteiro, amanhã porei fotos, porque hoje tenho que ir a correr para o Teatro Camões ver o meu filho dançar e apresentar uma coreografia sua. Hoje é o dia mundial da dança.

Eu, o António e a Graça chegámos à conclusão que os amigos acomodados são aqueles que nos fazem mais mal a nós e ao mundo, porque os não amigos ou inimigos, numa expressão mais forte, temos sempre oportunidade de os combater.

Sem comentários: