terça-feira, 6 de abril de 2010

Viagem à República Checa - 3ª. parte - 4º dia Visita a Trebic e Telc


























Adorei este dia pois foi muito comovente ter ido visitar o Bairro Judeu e a Basilica de São Procópio. A Basilica de São Procópio, o antigo cemitério e o bairro judeu datam da idade média e preservam-se até hoje.
A igreja de São Procópio é uma igreja beneditina dos princípios do século XIII e o gueto judeu é um admirável testemunho da vida daquela comunidade até ao século XX. Hoje já não é uma comunidade judaica que lá habita, mas as casas e os túneis que existem por debaixo das casas e que assim permitiam que as pessoas fossem a casa umas das outras, sem atravessar a rua ainda lá estão. É o conjunto que está totalmente intacto em todo o mundo a nível destes guetos judaicos. Os judeus foram praticamente exterminados na 2ª guerra mundial na Boémia e na Morávia.
Na igreja de S. Procópio podemos observar a cripta onde se guardavam os vinhos para estarem frescos. Vimos o travejamento do tecto abobadado com mais de 700 anos. O portal é magnifico. Este conjunto na actual Morávia revela uma densidade de ruas estreitas e 120 casinhas todas recuperadas. Vimos também a escola, a Câmara , a casa dos Pobres e a Sinagoga.
Depois do almoço fomos a Telc, diz-se telch em checo, uma cidade linda, com uma praça linda de morrer e umas lojas com bonecos de madeira fabulosos onde comprei dois para pendurar no quarto das minhas netinhas e netinho.
A fundação desta cidade começa no século XIII, com o castelo real no cruzamento de várias rotas comerciais, o desenvolvimento ficou a dever-se aos judeus que tinham uma grande influência na cidade. Para além do castelo está a praça com casas qual delas mais bonita, são casas da renascença e do barroco, uma escola de jesuitas, uma escola de latim e a Câmara Municipal. Foi uma loucura ter visitado um espaço tão bonito.É tão bom lavar os olhos de vez em quando.
Claro que não vos ponho aqui todas as igrejas que visitei mas são muitas e muito bem recuperadas desde a queda do muro de Berlim, porque no período comunista serviram de armazéns dos mais deversos materiais e celeiros.


1 comentário:

gaivota disse...

se tudo correr bem... será este ano que visitarei a checoslováquia!
boas fotos, linda reportagem
beijinhos