terça-feira, 8 de abril de 2008

A não perder


No domingo tive uma tarde cultural daquelas que eu gosto muito. Fui ao teatro Camões ver a Cantata, uma reposição de um bailado que anteriormente foi dançado pelo Ballet Gulbenkian e que eu também já tinha visto. Ver o meu filho no palco é sempre uma emoção forte e vê-lo dançar a Cantata ainda mais. Este bailado é baseado nas canções tradicionais rurais italianas (lindas) e estas canções foram cantadas e tocadas ao vivo, enquanto os bailarinos dançavam, por quatro italianas excepcionais. A coreografia é de Mauro Bigonzetti.

A seguir fui ao cinema, ver um filme maravilhoso «Corações» de Alain Resnais. Há quanto tempo eu não via um filme de Alain Resnais. Um homem de quase 90 anos retrata a vida quotidiana de uma forma única. A construção das personagens, aquilo que nós construímos de nós próprios e que já ficção, nós pensamos que é realidade. Qual das personagens que nós criámos para nós é real? Levamos tanto tempo a encontar nos familiares, nos amigos e nas pessoas que se cruzam connosco, a verdade. E também em nós próprios. Quando encontramos a verdadeira faceta é por vezes um espanto. Estivemos anos e anos a relacionarmo-nos maioritariamente com a ficção.


Sem comentários: